sexta-feira, 19 de setembro de 2008

UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA EM CAMOCIM

O município de Camocim está de parabéns! Agora tem faculdade pública e gratuita, é a Universidade Aberta/UFC. Um sonho de muitos anos realizou-se, os estudantes que terminam o Nível Médio, antigo segundo grau, podem agora cursar uma faculdade gratuita, sem que para isso tenham que pagar uma faculdade particular ou submeterem-se a uma viagem de 4(quatro) horas, todo dia, para o município de Sobral.
O vestibular, que teve seu resultado final divulgado no último dia 14 de agosto, quando os candidatos souberam se foram ou não aprovados para os cursos de Licenciatura em Letras, Física eu Química, e matrículas nos dias 27 e 28 de agosto, tem suas aulas previstas para iniciar no dia 08 de setembro (segundo informações dos representantes da UFC no município). A aprovação encheu de esperanças os futuros universitários, pois agora estão mais perto da realização de seus sonhos. Levando em conta a quantidade de inscritos, os candidatos que foram aprovados podem se considerar privilegiados, pois farão parte de um seleto grupo de pessoas, que ultrapassaram a barreira da Educação Básica e entraram na condição de “universitários”, alunos da Educação Superior.
Falando em universitários, cabe aqui uma crítica a Prefeitura Municipal de Camocim, que muito tem feito pela Educação Básica do município, começando pela contratação dos professores concursados, manutenção do pagamento de salários em dia, garantia de merenda escolar, etc. Mas, apesar de tudo isso, esqueceu de tratar melhor os universitários que fazem faculdade na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral, pois o ônibus que faz o transporte dos mesmos, que no início da atual administração, tinha apenas uma janela quebrada e alguns defeitos mecânicos, hoje acumula quatro janelas quebradas e muitos outros defeitos mecânicos, elétricos, dentre outros. Sabemos que não consiste em obrigação legal para a Prefeitura do Município, a manutenção do referido ônibus, mas consiste em obrigação moral. Pois o referido transporte existe a mais ou menos 20(vinte) anos e os estudantes que fazem vestibular para Sobral, o fazem com a certeza que terão o transporte Camocim-Sobral-Camocim, oferecido pela administração pública municipal. Foi graças a este transporte que muitas pessoas, que hoje são formadas em nível superior no município, podem apresentar o seu “canudo” como conquista. Dentre esses beneficiados, está o filho do atual prefeito, que aparentemente esqueceu que um dia já precisou do ônibus. Vale lembrar ainda, que o atual prefeito, logo quando foi eleito, participou de uma reunião com os universitários, na qual prometeu manter e melhorar o transporte dos universitários. Chegando até em um dos informativos da prefeitura, fazer propaganda da reforma feita no ônibus no início de seu mandato.
Na região, o município de Camocim, não é o único a manter este tipo de transporte, no município de Martinópole, por exemplo, a prefeitura chegou a alugar um ônibus particular para fazer o transporte dos alunos, enquanto fazia uma grande reforma no veiculo pertencente ao município. Hoje, Martinópole tem um veiculo que se encontra em condições, aparentemente, bem melhor que o do município de Camocim.
Por mais que a Universidade Aberta/UFC, seja uma alternativa viável para os alunos, ela não vai atender as necessidades de capacitação para o trabalho de todos os alunos egressos do Ensino Médio, muito menos, dos alunos que buscam uma formação nas áreas de tecnologias da informática, médicas, gastronômicas e agrícolas, sem contar os que procuram uma formação como bacharel em Direito.
Nesse sentido, cabe aqui uma pergunta, para os candidatos a Prefeitura de Camocim: Senhor Candidato, faz parte de seu Plano de Governo à manutenção e melhoria no transporte dos universitários, que fazem faculdade em Sobral ou pretende acabar com essa oferta?
Lá vou eu: Um texto coerente, sensato e realista, pena que não possa ser identificado o autor, é que no início do email enviado ao blog estava escrito exatamente assim: POR FAVOR, NÃO PUBLIQUE O REMENTENTE, POSSO SOFRER REPRESÁLIAS. Por que será que ele teme represálias né? Bom, espero que os dois candidatos respondam à pergunta mais que relevante de nosso autor, ele e outros interessados no assunto esperam ansiosos.
Postado Por Tadeu Nogueira