AUTORIDADES DETIDAS NA OPERAÇÃO MARAMBAIA
Herbert Vasconcelos Rocha
Gestor da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado (Semace), foi detido em sua residência e levado para a sede da PF, sob a acusação de vários delitos, entre eles, prevaricação e tráfico de influência.
Daniela Valente Martins
Titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), é investigada sob suspeita de conceder licenças ambientais irregulares para empreendimentos na orla marítima de Fortaleza, especialmente na Praia do Futuro
Raimundo Bonfim Braga
Superintendente do Ibama no Ceará, foi detido pela PF, ainda na noite de terça-feira passada, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. É acusado de diversos crimes, como prevaricação, corrupção e tráfico de influência
Conforme a Polícia Federal, as concessões irregulares de licenças ambientais favoreciam empreendimentos de grupos nacionais e estrangeiros na Praia do Futuro (em Fortaleza), Pecém (em São Gonçalo do Amarante), Cumbuco (Caucaia), Aracati, Guaramiranga e, ainda, no Município de Crateús.Em entrevista na sede da Polícia Federal, para detalhar a ´Operação Marambaia´, o superintendente da instituição, delegado Aldair da Rocha, disse não ter dúvidas dos crimes cometidos pelos acusados e confirmou que a apuração incluiu interceptação e quebra de sigilo telefônico. Rocha revelou que as investigações foram iniciadas em maio passado, a partir de denúncias de fraudes no escritório do Ibama, em Aracati. “Com o aprofundamento do trabalho, a PF descobriu o conluio dos agentes públicos do meio ambiente das três esferas de governo no Ceará”, afirmou. Na semana passada, a PF decidiu encaminhar à Justiça Federal os pedidos de prisão e buscas para colher as provas julgadas necessárias contra a ´cúpula ambiental´ no Estado.Segundo relato do superintendente da PF, o primeiro a ser preso foi o chefe estadual do Ibama, Raimundo Bonfim Braga. Ele foi apanhado, ainda na terça-feira, por agentes da PF, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando se preparava para retornar a Fortaleza.Ficou soltoRaimundo Braga deveria chegar ainda na noite de ontem a Fortaleza, sob escolta de agentes da PF. Na manhã de ontem, 80 agentes prenderam, em suas casas, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Herbert Rocha; a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Daniela Valente; e o chefe do escritório do Ibama em Aracati (litoral Leste), Antônio César Rebouças.Até a noite passada, a movimentação de agentes e peritos era intensa na Superintendência da PF, no Bairro de Fátima. Os agentes federais chegaram no Ibama, na Avenida Visconde do Rio Branco, por volta das 6 horas, conforme o frentista do posto de combustível vizinho. Segundo o frentista, não houve tumulto e no local estavam apenas as viaturas. Na Semace, cuja sede está na Rua Jaime Benévolo, os comerciantes do entorno também disseram que os policiais federais chegaram às 6 horas, mas também sem tumultos.Na Semam, a reportagem apurou que o mesmo quadro dos outros órgãos se repetiu, mas nenhum funcionário quis comentar como ocorrera a abordagem dos policiais federais, nem revelar o que eles haviam apreendido ali.
Fonte DN
Lá vou eu: Se puxarem esse mapa de licenças ambientais e multas que desaparecem mais pro lado de cá, será que aparece alguma coisa?
Postado por Tadeu Nogueira