quarta-feira, 26 de novembro de 2008

QUE TAL UMA BILA EM CAMOCIM?

EM LAN HOUSE, UMA HORA DE LEITURA
VALE UMA HORA DE INTERNET
A criança ou o jovem quer ficar uma hora na internet? Tudo bem. Basta ler um livro antes por uma hora, ali mesmo, na Bila - Biblioteca com lan house, que funciona na comunidade de Pirambu, bairro de Fortaleza (CE). "A idéia é incentivar a leitura. Para usar o computador, não há taxa. A pessoa só precisa ler um livro pelo tempo correspondente ao que ela quer passar na frente do computador", afirma Mauro Oliveira, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) e idealizador do projeto Pirambu Digital , que deu origem à Bila.
"E a pessoa não tem nem como fingir que fez a leitura, porque, ao final, ela precisa entregar um resumo do que leu para o monitor da biblioteca", conta Oliveira. A iniciativa chamou a atenção fora do Ceará. A Bila foi um dos 15 projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura 2008, iniciativa do Ministério da Educação, do Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A premiação ocorreu em São Paulo há duas semanas. Fonte: G1 via Blog Ceará é Notícia.

Lá vou eu: Olha só que belíssimo exemplo a ser seguido. As grandes iniciativas devem ser copiadas sempre, não é de mérito nenhum isso quando a intenção é ajudar a melhorar pessoas ou comunidades inteiras. Essa idéia poderia ser aplicada nos laboratórios de informática das escolas de Camocim e também na biblioteca pública. Uma humilde emenda equivalente à idéia acima seria o seguinte: Caso o município não tivesse computadores suficientes para tal execução do projeto, poderia fazer parceria com as lan-houses da cidade. O monitor da biblioteca iria conferir o tempo de leitura, o resumo feito pelo usuário e daria uma espécie de bônus com o tempo correspondente à leitura. Agora é com os gestores, a idéia foi lançada e será devidamente divulgada, caso entre em prática.

Postado por Tadeu Nogueira