segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

BLOGUEIRO RESISTE EM GAZA

Sem o objetivo de se vangloriar com ações militares, um palestino tem ganhado notoriedade na Internet por trazer relatos chocantes do sofrimento de civis em seu blog. O jornalista Sameh Akram Habeeb, 23 anos, tem dividido a mesma casa com 14 pessoas e fica boa parte do dia trancado. Ele tem recebido ameaças anônimas por telefone para parar de ‘blogar’. Vizinho de constantes bombardeios, o rapaz conta que se arrisca para continuar atualizando seu blog ‘Gaza Strip, the untold story (‘Faixa de Gaza, a história não contada’).
“Alguns de vocês perguntam como eu mando notícias nessas condições. Realmente sofro muito para mandar isso para vocês por causa da falta de energia elétrica. Tenho que andar 4 quilômetros por dia para carregar a bateria do meu laptop, o que é muito arriscado, já que as bombas caem perto de mim”, disse. Durante a semana, ele pediu ajuda até para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista para uma rádio brasileira. “Presidente Lula da Silva, por favor, faça algo pelos palestinos”, implorou o jovem. Fonte: O Dia Online
Lá vou eu: Conhecendo o processo de configuração de um blog, os detalhes, sabendo o tempo exato de postagem e a carga da bateria de um lap top, fico aqui a imaginar o sofrimento que esse rapaz está passando para poder publicar a verdade em Gaza. Eu que reclamo de paredões de som e do barulho dos tapioqueiros, fico aqui pensando nesse blogueiro destemido, escrevendo, postando, configurando e publicando em rede sob o som de bombas, aviões de guerra, morte, dor e sofrimento. Enquanto isso, vez por outra me deparo com imbecis anônimos, que incomodados com seus interesses próprios e falando falsamente "em nome de Camocim", vem até minha caixa de email falar merda, como se isso fosse mudar minha postura. Eu imagino esses "defensores' de Camocim, se tivessem que pegar em armas para defender nossa cidade, ia faltar papel higiênico em Caucaia, isso eu garanto. Quem age anonimamente atingindo famílias e caluniando, também é capaz de mentir, matar e roubar. Ajam na luz, ainda é tempo, só os covardes agem nas sombras. Enviei o comentário abaixo para o blog desse bravo palestino e peço a Deus que nenhuma bomba ou covarde cale sua voz. Faça o mesmo, entre AQUI e envie sua mensagem de apoio, esperança e paz. Após escrever em português, use o tradutor (AQUI) na função port-ing e cole na caixa de comentários do blog.
Meu comentário no blog de Gaza:
"Parabéns pela coragem Sameh, o seu exemplo não será esquecido jamais. Desejo que a paz logo esteja com você e seu povo. Um abraço e continuarei acompanhando seu blog.
Postado por Tadeu Nogueira