sábado, 28 de fevereiro de 2009

O QUE TAVA RUIM...PIOROU

GRANJA NÃO RECEBERÁ A PRIMEIRA PARCELA DOS RECURSOS, MESMO FORMANDO O CAE
A Presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, que teve seu município incluído no levantamento do FNDE, afirma que a demora no envio da composição dos conselhos recém-eleitos é culpa da própria coordenação do Fundo, que não teria enviado a tempo as senhas para acesso ao sistema de atualização de dados dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE Virtual). Eliene também afirma que, devido ao grande volume de contas a serem enviadas e analisadas pelo FNDE, o repasse da primeira parcela de 2009 - que deve acontecer até a segunda semana de março - está garantido para todas as prefeituras.
"Garantido entre aspas", rebate a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Albaneide Peixinho. De acordo com ela, os municípios cujos conselhos estejam com mandato vencido desde novembro de 2008 não receberão o pagamento. Até ontem, o número chegava a 175. Desses, três são cearenses: Amontada, Granja e São Luiz do Curu. E Albaneide alerta: as prefeituras que não elegerem seus conselhos e não repassarem até março as prestações de contas terão que devolver os recursos da primeira parcela. Pelo menos no que refere à instalação dos conselhos, a situação do Ceará já é melhor do que o da última quinta-feira. De acordo com o site do FNDE, até a noite de ontem 21 municípios ainda não teriam novo conselho. Com relação ao argumento utilizado pela prefeita de General Sampaio, de que o FNE demorou para enviar as senhas de acesso ao sistema de atualização, Albeneide afirma que "isso não pode ser alegado", pois CAE Virtual existiria há mais de dois anos e todos os Municípios já possuem sua senha de acesso. Segundo ela, apenas os novos prefeitos devem estar enfrentando dificuldades para gerenciar o programa. "Nós, hoje, estamos fazendo um mutirão para atender os municípios que estão nessa situação, inclusive ligando para todas as prefeituras", informou.
Fonte: O Povo
Lá vou eu: Granja mais uma vez se supera! Na verdade, o Conselho de Alimentação Escolar de lá está vencido desde o mês de Setembro de 2008. Se já não havia merenda que prestasse vindo recursos, imagine agora sem um centavo. E essa da Presidente da Aprece querer culpar o FNDE foi de lascar. Tem hora que o melhor argumento é o silêncio.
Postado por Tadeu Nogueira