Doze comunidades cearenses têm muito o que comemorar a partir de hoje. O motivo: elas integram a Rede Tucum de Turismo Sustentável e são as únicas do País a receberem o prêmio To Do!, promovido pelo Instituto de Turismo e Desenvolvimento da Alemanha.
A entrega do prêmio será realizada hoje, em Berlim, durante a 43ª Feira Internacional de Turismo, considerada a maior da Europa. No Brasil, somente a Rede Tucum, no Ceará, foi agraciada com o prêmio. As entidades premiadas receberão um certificado e mais 5 mil Francos Suíços, cerca de R$ 10 mil. No entanto, a maior premiação vem com o tempo: o turismo sustentável, para as associações premiadas, será destaque na Europa e tornará o Ceará como mais um destino promissor para este setor.
Além da entrega do prêmio, a representante da Rede Tucum, Luana Lima de Oliveira, vai aproveitar para buscar novas parcerias para o turismo sustentável em outros países europeus.
A Rede Tucum é um projeto pioneiro de turismo comunitário no Ceará voltado para a construção de uma relação entre sociedade, cultura e natureza que busque a sustentabilidade socioambiental. Nessa proposta de turismo, as populações locais possuem o controle efetivo sobre o desenvolvimento e gestão das atividades, baseando-se na gestão comunitária ou familiar das infra-estruturas e serviços turísticos e na economia solidária. A Associação Comunitária de Tatajuba-Camocim faz parte dessa rede e irá receber essa premiação. A ACOMOTA, associação de moradores que têm atuado neste meio, tem se fortalecido com diferentes projetos de desenvolvimento territorial e mais recentemente com o turismo comunitário.
O prêmio foi concedido porque a Rede é defensora do turismo comunitário e respeita os diferentes ritmos, habilidades e fases de desenvolvimento dos sujeitos e das comunidades envolvidas”. Atualmente, a Rede conta com dez comunidades costeiras, entre indígenas, pescadores e moradores de assentamentos rurais, dois locais de hospedagem solidária em Fortaleza e três ONGs de assessoria institucional, como também o apoio de instituições da Itália, Holanda e Alemanha.
Fonte: DN
Lá vou eu: É mais um exemplo de organização, respeito ao meio ambiente e iniciativa própria diante da inércia do poder público. Parabéns à ACOMOTA.
Postado por Tadeu Nogueira