quarta-feira, 11 de março de 2009

CASA PRÓPRIA COM PARCELA DE R$ 20 REAIS

PROGRAMA DO GOVERNO PODE TORNAR
ESSE SONHO REALIDADE
As famílias cuja renda não ultrapasse três salários mínimos deverão pagar cerca de R$ 20 de parcela no financiamento da casa própria, quando o programa de habitação do Governo Federal for implantado. A informação é do governador do Ceará, Cid Gomes, de acordo com a Agência Brasil. Cid, ao lado de mais oito governadores e um vice, participou de reuniões com os ministros das Cidades, Marcio Fortes, da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, na última segunda-feira (9), no Palácio do Planalto. Eles discutiram como será a atuação dos estados para ajudar o Governo Federal a implementar as medidas de incentivo para os setores de Construção Civil e Imobiliário, que ainda serão anunciadas.
Para o governador do Ceará, as taxas de juros que estão embutidas nas prestações do financiamento , como o seguro de vida para quem faz o contrato, são "absurdas", por isso ele pediu que elas sejam reduzidas. Segundo ele, "já se bateu o martelo" para que esas taxas referentes ao seguro, por exemplo, fiquem entre 2,5% a 6,5%. "Essas taxas atingem valores absurdos, dava mais de 30% do valor da prestação".
Cid afirmou que, além da parcela reduzida do financiamento, a redução ou isenção de impostos na compra de material de construção para as casas também foi cogitada na reunião.
O governador do Ceará decidiu que o estado não cobrará mais o ICMS para a compra de material para a construção de casas populares. Segundo ele, como não há nenhum empreendimento, não há motivos para cobrar o imposto. "Estou abrindo mão de uma coisa que não tenho".
Postado por Tadeu Nogueira