Patativa do Assaré completaria hoje 100 anos. Nesse século de vida, criou, inovou, encantou o povo simples do Sertão e os intelectuais. Ajudou a levar mais cultura para o Interior do Ceará e um pouco desta cultura para o Brasil e o mundo, onde foi lido, estudado em universidades e escutado em poemas musicados por cantores consagrados. Na lida simples do roçado fez seus versos que falavam da natureza, da justiça social e da terra, que deixaram sua marca na vida e na alma do cearense.
Passei boa parte da madrugada escutando Patativa através da Rádio Nacional AM de Brasília, no programa de rádio idealizado e realizado pelo poeta matuto, Geraldo do Norte, onde a música brasileira de norte a sul é apresentada de forma inteligente e eclética. Hoje, de forma especial, o repertório foi quase todo movido a Patativa e vários intérpretes de sua obra. Aqui vai uma dele que acabei de escutar na voz de Cícero do Assaré, "Lamento de um Nordestino". Como não poderia ser diferente, a música fala de nosso Ceará e da saudade danada que todos sentem quando estão longe daqui. Certamente alguma escola de Camocim está realizando algum evento ou trabalhos de redação relacionados ao centenário de Patativa,, caso queiram publicar os trabalhos vencedores, o blog está à inteira disposição.
Saiba mais sobre Patativa clicando AQUI.
Dica de Rádio: No Tabuleiro do Brasil, está ao ar todos os dias na Rádio Nacional- AM (AQUI), das 4h às 6h da manhã.Cícero do Assaré cantando "Lamento de um Nordestino"
Postado por Tadeu Nogueira