segunda-feira, 9 de março de 2009

ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM CAMOCIM

ESCOLA MONSENHOR JOSÉ AUGUSTO
FORMARÁ PROFISSIONAIS
Para comemorar o início do ano letivo em Fortaleza e a abertura de novas unidades de ensino, o governador Cid Gomes inaugurou nesta segunda-feira (9), a Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar. Essa escola se somará às outras 26 (20 são no Interior), que também ofertarão ensino profissionalizante. Em Camocim, a Escola Monsenhor José Augusto iniciou hoje suas atividades nessa nova modalidade, contando com 135 alunos, sendo oferecido inicialmente três cursos profissionalizantes: Informática, Enfermagem e Turismo. Em 2009, serão atendidos 4 mil alunos que deixaram o ensino fundamental e agora terão acesso à educação básica e cursos técnicos em diversas áreas. O esforço representa um investimento da ordem de R$ 5,7 milhões, somente esse ano. Na quarta-feira, dia 11, às 17 horas, o Secretário Executivo, Idilvan Alencar, estará em Camocim, na Escola Monsenhor José Augusto, para lançar oficialmente o projeto.
A novidade em 2009 é a chegada de nove cursos técnicos: comércio, finanças, meio ambiente, agroindústria, aquicultura, estética, massoterapia, produção de moda e edificação. Eles se juntam aos quatro (enfermagem, segurança no trabalho, turismo e informática) ofertados no ano passado para fortalecer a profissionalização conforme as necessidades de cada região. As Escolas de Educação Profissional ofertam o Ensino Médio Integrado - currículo do ensino médio integrado à área técnica, onde o 1° ano se desenvolverá em tempo integral.
A iniciativa tem como objetivo articular o currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Numa cidade carente de tudo como a nossa, sobretudo na área de emprego e especialização, uma escola profissonalizante impulsionará e muito a auto-estima de nossos jovens, e acima de tudo a preparação para o mercado de trabalho sem precisar sair da cidade pra isso.
Postado por Tadeu Nogueira
Com informações da SEDUC