segunda-feira, 9 de março de 2009

FORTALEZA TEM 3,5 MIL IGREJAS EVANGÉLICAS

O fenômeno é facilmente percebido por quem anda pelas ruas de Fortaleza: as igrejas evangélicas estão em franca expansão. As arquiteturas são as mais variadas, desde os grandes templos até as sedes mais modestas, construídas a partir de residências ou lojas. A Federação das Igrejas Evangélicas do Estado do Ceará estima em 3,5 mil a quantidade de templos evangélicos na Capital. Segundo o site da Arquidiocese de Fortaleza e agentes de Pastoral, são 140 igrejas católicas, o que daria uma proporção de 25 templos evangélicos para cada igreja católica.
O diácono João Batista Pinheiro, 48, passou por diversas denominações religiosas, como a Igreja de Cristo e a Igreja Universal do Reino de Deus, até chegar à Tocha Viva. “Meu dom não estava sendo utilizado”, explica. A origem do templo em que atua hoje foi sua própria residência, na rua Monsenhor Rosa, 918, no Jacarecanga. Com o passar do tempo, o número de fieis aumentou e o espaço tornou-se pequeno. A solução foi alugar parte de uma panificadora.
A rotina de atividades é ininterrupta: há ensaios na segunda e na terça; cultos de cura e libertação na quarta; dia de oração para senhoras na quinta; culto doutrinário na sexta; consagração e mais um culto no sábado e, fechando a semana, evangelismo no domingo à tarde. Esse é o momento em que os membros da igreja saem às ruas pregando a palavra de Deus. João Batista está presente em quase todas essas ações, sempre no papel de supervisor. Além da função ministerial, trabalha em um órgão público durante o dia. O tempo para descanso ocorre nas brechas do sábado e do domingo. Tornar-se pastor é o passo seguinte, mas, segundo ele, “ainda não é chegado o tempo”. “Deus está preparando o meu caminho. Se eu for chamado, eu vou”, garante. Leia a matéria completa no O POVO clicando AQUI.
Lá vou eu: Não sei se existe um controle da quantidade de igrejas evangélicas em Camocim, mas para efeito de informação, gostaria que alguém ajudasse o blog nisso e fornecesse esses números. Seria interessante para que ficasse como estatística.
Postado por Tadeu Nogueira