"VOSSA EXCELÊNCIA"...
Seria impossível não comentar hoje sobre o bate boca em plena Sessão do STF de ontem, entre o Ministro Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, simplesmente o Presidente do Supremo Tribunal Federal. Confesso que fiquei meio sem acreditar quando vi os dois caprichando no Vossa Excelência sempre que a discussão ficava mais exaltada. Eu sei e vocês sabem muito bem que ao caprichar no Vossa Excelência, na verdade eles querem dizer outra coisa, por isso mesmo foi criado esse pronome de tratamento. O motivo da pendenga passou longe de ser uma simples discordância quanto à condução dos trabalhos. Deu pra notar que entre os dois não há cachimbo da paz, muito menos chazinho em fim de tarde com vista para o planalto central.
Os dois divergiram no meio de um julgamento. Irritado com Barbosa, Mendes diz que o ministro "não tem condições de dar lição a ninguém". Ele, por usa vez, pede respeito e ataca: "Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro." E continua: "Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso". Mendes se irrita e pede respeito ao ministro.
Nesse momento entra de bombeiro o Ministro Aurélio Mello, Ex-Presidente do STF e com experiência suficiente para entender que o momento de apagar o fogo era aquele ou nunca. Quando chega ao ponto de citarem na mais alta corte de justiça desse país, palavras que incluem "destruição de credibilidade" e "capangas", eu começo a temer pela segurança dos alicerces que formam o estado de direito em que vivemos.
A ressaca moral foi tão grande que cancelaram a Sessão de hoje. Mas se você acha que não houve quem tenha tido vantagem com todo esse embate de togas, engana-se, é que hoje deveria ter sido, entre vários outros, o julgamento do pedido do Ministério Público para a abertura de ação penal contra o Deputado Edmar Moreira, aquele do Castelo.
Veja a íntegra da discussão e o vídeo AQUI
Postado por Tadeu Nogueira