OU NA QUARTA DE CINZAS
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está de olho nas prefeituras que aproveitaram a segunda-feira de Carnaval e a quarta-feira de Cinzas para contratar empresas com verbas públicas. Enquanto o País estava mergulhado na folia, 17 prefeituras do Ceará aproveitaram para promover 22 processos licitatórios, segundo apontou o TCM. Dessas, 12 foram registradas na segunda-feira e 10, na quarta-feira de Cinzas. Oficialmente, tratam-se de dois dias úteis, mas, ainda assim, a concentração de concorrências no período chamou atenção do TCM. O Tribunal notificou as administrações municipais para que apresentem os documentos dos certames. O presidente do TCM, Ernesto Saboia (foto), justificou as notificações qualificando as licitações como “suspeitas”. Ele afirmou que serão abertos processos para investigar cada um dos casos.
Foram ainda notificadas outras dez prefeituras que promoveram licitações entre os dias 19 e 20 de fevereiro, os dois últimos dias úteis que antecederam o fim de semana de Carnaval. Essas administrações, na véspera, contrataram empresas para montagem e realização das festividades do próprio Carnaval. O que é “estranho”, segundo qualificou Ernesto, é o fato de as prefeituras terem realizado licitação para fazer a festa de Carnaval nos últimos dias que antecedem o evento.
Cidades que licitaram na segunda de carnaval ou na quarta de cinzas: Alcântaras, Caucaia, Catarina, Crato, Mucambo, Jijoca de Jericoacoara, Jaguaretama, Cruz, Croatá, Solonópole, Carnaubal, Barro, Jaguaruana, Itarema, Quixeré e Guaraciaba do Norte. Crato também está na lista do TCM, mas argumenta que se trata de engano.
Cidades que licitaram dias antes do carnaval: Crateús, Jaguaruana, Brejo Santo, Eusébio, Massapê, Morada Nova, Ibicuitinga, Novas Russas, Aquiraz e Chaval.
Fonte: TCM via O Povo
Postado por Tadeu Nogueira