segunda-feira, 27 de abril de 2009

MORADORES DE RETIRO SOB TENSÃO

A QUALQUER MOMENTO UMA
NOVA ENCHENTE PODE OCORRER
Dois dias depois de serem pegos de surpresa, em plena madrugada, por uma enchente decorrente do aumento do nível do Rio Ubatuba (foto), os moradores de Retiro, localizado no município de Chaval, ainda estão meio atordoados com tudo que aconteceu.
As águas baixaram um pouco, revelando assim o grau de destruição noticiado pelo blog anteriormente. Mais de 20 casas ficaram submersas, as de "taipa" destruídas e as de tijolo seriamente comprometidas. Os desabrigados estão alojados na escola local, fato que obrigou o cancelamento das aulas. Algumas pessoas estão em casas de parentes e amigos.
A Prefeitura de Chaval está enviando comida, roupas e outras doações, com o apoio da população chavalense. Além disso a Prefeita Janaline mandou fazer a limpeza das ruas atingidas e colocação de sacos de areia na margem do rio.
O medo maior das pessoas é que as águas voltem a subir e a tragédia seja ainda maior, isso porque o Rio Ubatuba nasce na Serra do mesmo nome e as chuvas naquela região não cessam de forma alguma, causando assim temor nos que moram próximo ao seu curso. A cabeceira do rio Ubatuba está localizada no Planalto da Ibiapaba, numa região próxima ao distrito de Padre Vieira, em Viçosa do Ceará. (veja o quadro abaixo)
Ontem (26) fez sol o dia todo em Retiro, mas hoje a chuva voltou a castigar o lugar, trazendo de volta o medo e a incerteza quanto ao futuro de tantas pessoas humildes que sempre lutaram pela sobrevivência no seu dia a dia e agora mais ainda diante da fúria das águas. Postado por Tadeu Nogueira
Quadro reproduzido da dissertação
"Dinâmica do Sistema Estuarino
Timonha-Ubatuba" de autoria de
Carolina Braga Dias.