quinta-feira, 23 de abril de 2009

PARCERIA FORMARÁ AGENTES CULTURAIS

CAMOCIM TERÁ DIREITO A 3 VAGAS
O Interior do Estado com a cultura cada vez mais fortalecida. Esse deverá ser o resultado prático da parceria entre a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) para a realização de cursos de extensão na área de produção cultural. Entre as opções ofertadas, está o curso de Produção, Gestão e Elaboração de Projetos Culturais, cuja primeira turma teve início no último dia 28 de março. Outras cinco devem começar ainda este mês. Os cursos visam capacitar pessoas na faixa etária de 18 a 40 anos, em todas as macrorregiões do Estado. Ao todo, 14 turmas devem reunir cerca de 560 alunos, com vagas ofertadas para quase todos os municípios cearenses. As aulas acontecem em Itapipoca, Camocim, Aracati, Crateús, Canindé, Quixadá, Limoeiro do Norte, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Baturité, Sobral, Guaraciaba do Norte e Fortaleza.
Cada cidade, que sediar o curso, funciona como um pólo regional, conforme explica o chefe da Divisão de Educação Continuada da Unifor, José Bastos. Fortaleza, por exemplo, recebe representantes de 13 municípios. Sobral, por sua vez, é sede de 20 cidades.A capacitação tem conteúdo ministrado por professores da Unifor e convidados, com destaque no campo teórico e prático da elaboração e implementação de projetos. Para José Bastos, a iniciativa poderá contribuir para um maior aporte de recursos na área cultural em todas as regiões do Estado.
“O curso pode contribuir para a mudança da área cultural desses municípios. Durante muito tempo, houve reclamações de que o Interior do Estado tinha poucas condições para levar projetos culturais. Agora, estamos proporcionando isso”, destacou. Entre os temas abordados nos conteúdos, está a legislação brasileira de incentivos fiscais à cultura.
Podem participar do curso três representantes de cada município, sendo duas vagas para a Secretaria de Cultura do Município ou para o departamento respectivo e uma para ONGs ou associações culturais. A inscrição deverá ser feita pela Prefeitura, órgão o qual as pessoas interessadas em participar devem procurar.
Fonte: DN
Postado por Tadeu Nogueira