sábado, 2 de maio de 2009

ONDAS DO MAR GERANDO ENERGIA

O movimento das ondas do litoral brasileiro será, pela primeira vez, aproveitado como fonte de energia limpa e sustentável. Em parceria com a Coordenação de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), a Tractebel Energia iniciou no dia 2 de março um projeto que propõe utilizar as ondas do mar como fonte de energia alternativa e renovável.
Esse projeto, fiscalizado pela Aneel, vai utilizar recursos de Pesquisa & Desenvolvimento, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9991/2000. “A proposta é inédita e oferece ao Brasil mais uma alternativa de geração de energia de fonte limpa e renovável”, ressalta o presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres.
A ideia da parceria é colocar em funcionamento até 2011 o primeiro protótipo de Conversor On-Shore de Energia Elétrica a partir das ondas do mar. Com a implantação deste projeto espera-se o desenvolvimento de uma tecnologia nacional e inovadora que poderá evitar no futuro o pagamento de royalties ao exterior na geração de energia a partir desta fonte.
Similar a uma usina hidrelétrica de geração de energia, o conversor será construído nos molhes do Porto de Pecém (CE) devido às condições marítimas favoráveis, pois em 90% do tempo as ondas são suficientes para a geração de energia elétrica. Todo o protótipo, na sua concepção teórica e na construção do modelo em escala reduzida, foi integralmente desenvolvido por pesquisadores da COPPE/UFRJ. Leia mais AQUI
Fonte: Portal Meio Filtrante
Postado por Tadeu Nogueira