sexta-feira, 19 de junho de 2009

DA SÉRIE "PERGUNTAR NÃO OFENDE"

Existe a remota possibilidade dos Dentistas dos PSFs de Camocim estarem voltando pacientes por falta de luvas ou pela incompatibilidade entre o tamanho da luva oferecida ao profissional e suas mãos? Tipo, quem usa P recebe M, quem usa M recebe P? Eu imagino o "saco de gato" que deve ser tentar usar isso.
Quem puder responder oficialmente basta enviar em forma de comentário com telefone para confirmação ou através de ofício, código morse. Isso é o de menos. Se não puderem, nem quiserem responder não tem problema, o blog já está investigando dois PSFs. Eu lá sabia que precisava acordar de madrugada pra isso, "tô" morto de sono.
Riscos para pacientes e profissionais caso não haja luvas:
Não é permitido , em hipótese alguma, trabalhar sem luvas . Existem várias evidências com comprovação científica que a mão desnuda é o principal vetor de contaminação para profissionais e pacientes.
E mais:
A paramentação adequada do profissional, ou seja, a proteção individual: avental com manga longa, gorro, óculos de proteção, o uso constante de máscara cobrindo a narina, a luva descartável é o mais importante;
· No consultório, dentro da sala o uso de material descartável (sugadores e papel toalha, instrumental lacrado (caixa ou pacote selado), torneira que não seja acionada pela mão; asseio mínimo visual, parede sem textura , sem planta viva ou aquário, sem janelas abertas e o uso de ar condicionado, já que o ventilador de teto ele espalha os microorganismos e esterilização na autoclave.
(Lusiane Camilo - Biomédica e Dentista, especializada em Biossegurança em Odontologia)
Postado por Tadeu Nogueira às 08:20h