quarta-feira, 10 de junho de 2009

A DIFERENÇA ENTRE PRÁTICA E TEORIA

Internet sem fio gratuita em toda a cidade é um sonho que parece muito distante. No único cantinho litorâneo do Piauí, no entanto, isso já virou realidade. A cidade de Parnaíba, ao norte do estado, está em processo de implantação de internet gratuita para mais de 140 mil habitantes e em locais estratégicos nas áreas de educação, saúde e segurança.
O projeto é da Motorola e está sendo realizado pela Safety Way em parceria com a Interway, como parte da primeira fase do projeto Parnaíba Digital, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação para toda a população com o uso da internet.
A interligação das secretariais municipais e da Câmara dos Vereadores foi o primeiro passo, seguido pelos órgãos de saúde e de segurança pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instalações da Academia de Polícia Militar. Após a finalização desse processo, mais de 100 escolas receberam conexão à internet, para uso dos alunos em sala de aula e também para o aperfeiçoamento dos professores e a melhora na comunicação entre os departamentos. Assim, com as chamadas “ilhas Wi-Fi”, a população e os turistas de Parnaíba já contam com acesso à internet sem-fio no Aeroporto Internacional João Silva Filho, no Terminal Rodoviário Interestadual, na Praça de Eventos, Universidades Federal e Estadual do Piauí, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Porto das Barcas.
Na etapa final do Projeto Parnaíba Digital, será disponibilizada internet gratuita para toda a população, mediante o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Fonte: Pc Magazine
Lá vou eu: No ceará existem modelos similares, como a Cidade digital, em Tauá, tema de matéria do blog, em junho de 2008 (AQUI). Na época até questionei o motivo da não implantação da Cidade Digital em Camocim, já que isso foi notícia corrente na época, inclusive noticiada como meta, na Rádio Jangadeiro, no programa do Assis Araújo. Imediatamente após a matéria, o então Secretário de Educação, deu uma de suas primeiras declarações pra boi dormir nesse blog. Ironicamente a matéria na época foi intitulada "Esperando a Internet Gratuita". Confira e deduza se ainda estamos esperando ou náo.
.
"Me senti na obrigação como Secretário de Educação do Município (embora o assunto da internet gratuita não seja da pasta da qual estou à frente, já tenho ajudado a pensar as ações da administração municipal e essa tem um viés de intersetorialidade com a SME. O projeto tem recursos garantidos, com uma linha de financiamento do BNDES disponível e já deveria ter sido executado e só não o foi por uma preocupação técnica que tivemos. O projeto original era para ser executado utilizando fibra ótica, entendo que internet sem fio (wireless), o Secretário da Gestão Administrativa pediu a nossa assessoria nesse assunto, para consultar o BNDES sobre a possibilidade de mudarmos o projeto e essa consulta demorou bastante para que o parece técnico do Banco só saiu a um mês, agora estamos em fase de licitação. O provedor municipal será gratuito e oportunizará aos cidadãos do nosso Município esse benefício legítimo da inclusão digital." Prof. Augusto Júnior, em 27/06/2208
.
Arrematando: Direto, do túnel do tempo...
Postado por Tadeu Nogueira às 14:05h