sábado, 20 de junho de 2009

É HOJE!!

O FILHO DE VIÇOSA NA
FINAL DO SOLETRANDO
A vida de Pedro Henrique Machado da Rocha, 14 anos, em Viçosa sempre foi pacata. Tranqüila só até ele entrar para o Soletrando, concurso do programa Caldeirão do Huck. Agora, o adolescente se divide entre os estudos - que se intensificaram ainda mais com a chegada à fase final -, as viagens ao Rio de Janeiro, onde acontecem as eliminatórias, e o assédio dos amigos e do público em geral.
Mas ele nem liga para essa mudança radical. Curte cada momento, seja o da responsabilidade ou o da diversão. ´Acho que, quando a gente entra no Soletrando só tem a ganhar. Eu peguei mais gosto pelo estudo, já ganhei um computador pra mim e pra minha escola, andei de avião pela primeira vez, conheci o Rio de Janeiro, as pessoas me reconhecem na rua... Mesmo que não vença, essas coisas ficam. Já valeu muito a pena´, diz.O garoto também explica que, apesar da concorrência, houve a construção de laços de amizades entre os participantes do jogo. ´O Luciano Huck é muito engraçado, ajuda muito a gente.
O Alex, de Alagoas, e a Natália, do Rio Grande do Sul são muito legais. O Bruno, do Rio, é mais na dele, mas a gente ficou amigo também´.ConcursoO cearense tem esse discurso de que é mais importante participar que ganhar, mas faz questão de ressaltar que está preparado para levar o troféu e a bolsa de R$ 100 mil para casa. ´Estou estudando muito. Passo até 10 horas estudando com a minha diretora. Venho me preparando com ela desde que fizemos a inscrição da escola. Estou preparado para ganhar´, promete.Pedro Henrique pondera a dificuldade do concurso nesta edição por envolver as novas regras ortográficas. ´As mudanças são recentes, mas todo mundo está muito preparado´.Antes da gente se despedir, pergunto a Pedro Henrique se ele tinha estudado. Ele, de pronto, responde que sim. ´Qual a última palavra que você viu no dicionário?´, indago. ´Foi uxoricídio´. ´E o que é isso?´, entrego a minha ignorância. ´É o assassinato da mulher pelo marido´. ´Tá, pois soletra aí´, peço. E ele termina a conversa orgulhoso.
Reportagem de Karine Zaranza, do DN
Lá vou eu: Belíssima reportagem de Karina Zaranza. Hoje, às 13:45h, vamos todos torcer por esse garoto, a ansiedade já bate forte, haja unha.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:05h
Foto: Natinho Rodrigues