NA AVALIAÇÃO SPAECE ALFA
Somente 91 municípios do Ceará têm proficiência de alfabetização suficiente ou adequada entre os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, conforme avaliação realizada no ano passado pelo governo do Estado. Segundo a pesquisa Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece), 36,2% dos alunos dessa série estão abaixo do nível mínimo esperado, sendo 20% totalmente não alfabetizados. Dos 184 municípios cearenses, 23 destacam-se por apresentarem média de proficiência no nível desejável: Mucambo, Cruz, Reriutaba, Tarrafas, Mauriti, Graça, Itaiçaba, Jijoca de Jericoacoara, Independência, São Gonçalo do Amarante, Deputado Irapuan Pinheiro, Pires Ferreira, Sobral, Groairas, Milhã, Ubajara, Abaiara, Croatá, Uruoca, Carius, Nova Olinda, Tianguá e Ibiapina.
Em evento realizado segunda-feira (22), no Centro de Convenções, o governador Cid Gomes entregou como parte do “Prêmio Escola Nota 10”, troféus e dinheiro, a 148 escolas públicas que ficaram com média superior a 8,5 no Indicador de Desempenho Escolar, cálculo feito a partir da proficiência, transformado para uma escala de zero a dez, na qual 5,0 representa o padrão intermediário e 7,5 o desejável. Ao todo, foram avaliados 122 mil alunos, de nove mil turmas, em seis mil escolas públicas.
O socorro das escolas melhor destacadas se dará através de apoio pedagógico. Para as piores, o governo destinará R$ 1.250 por aluno matriculado no 2º ano. Mas metade do recebimento do recurso está vinculada ao compromisso da instituição em melhorar seu desempenho na avaliação do ano seguinte. “Vamos fazer com que as melhores puxem as mais fracas para cima”, garante o governador. Camocim é uma das cidades que vai receber o socorro do Governo por não ter atingido a meta através das escolas Idelzuite Carneiro (Sede) e Francisco Benedito (Lago Grande). O Prefeito Chico Vaulino estava na solenidade, recebendo assim pessoalmente essa "notícia" do Governador, fato esse que certamente estará em destaque nos sites e blogs chapas-brancas da cidade. Afinal teve todo um glamour, com holofotes, muita imprensa e até a presença do garoto Pedro Henrique, do Soletrando. Acho até que seria uma boa convidá-lo pra ser consultor na área de educação, quem sabe ele saiba ensinar a soletrar corretamente a palavra "competência".
Com informações do DN e O PovoPostado por Tadeu Nogueira