quinta-feira, 18 de junho de 2009

OPERAÇÃO FUMAÇA (DAY AFTER)

Mais de R$ 10 milhões de recursos públicos federais poderão ter sido desviados, pela ação de grupos organizados, envolvendo construtoras, servidores públicos federais e dos municípios, junto às administrações de seis cidades cearenses. As verbas são originárias de convênios junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A estimativa inicial parte da ação desencadeada por agentes da Polícia Federal, por meio da ‘Operação Fumaça’, com acompanhamento da Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal.
Na manhã de ontem, foi recolhida farta documentação nos municípios de Brejo Santo, ponto de partida das investigações, e em Iguatu, além dos municípios de Caucaia, Reriutaba, Nova Russas e Morrinhos. A maior parte material foi apreendido nas secretarias de obras da prefeituras, em residências de ex-prefeitos, servidores e empresários.
Segundo o delegado da Polícia Federal, em Juazeiro, Carlos André da Costa, que coordenou as apreensões, foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte, com participação de 165 agentes da PF dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Ceará. Ele afirma que empresas ligadas a engenheiros da própria Funasa ganhavam as licitações. Isso passou a ocorrer de forma constate com seis construtoras, que tinham projetos em mais de cem municípios do Estado. “De início foram constatadas irregularidades nesses municípios, mas pode haver outros envolvidos”, diz o coordenador de Operações Especiais da CGU, Israel Carvalho, que esteve na região acompanhando de perto as investigações.
Leia a matéria completa AQUI
Fonte: DN
Postado por Tadeu Nogueira às 08:28h