quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E NO DIA DA CULTURA...

Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura", comemorado a 5 de novembro de cada ano. Neste dia, algumas programações gratuitas dos equipamentos culturais vinculados ao Estado homenageiam a data, mas o melhor é que o público ganha os mês inteiro de atrações das mais diversas. Acompanhe a programação do estado via twitter da SECULT-CE (AQUI). Fonte: Governo do Ceará
Lá vou eu: Agora vamos à realidade de Camocim, onde a cultura é tratada na base da alienação oficial. Prestem atenção nesse diálogo entre Lázaro e a telefonista da Secretaria de Cultura de Camocim, hoje às 08:44h:
SECULT: - Casa de Cultura Bom dia!
Lázaro: -Bom dia! Eu gostaria de saber se tem programação especial para hoje!
SECULT: -E o que tem hoje? (Essa lascou)
Lázaro: Hoje não é o dia de vocês? Dia da Cultura!
SECULT: Ahhhhh! Sei não, deixa eu perguntar! (Pediu ajuda aos universitários) Lázaro escuta ao fundo: -Ei, tem uma pessoa aqui perguntando se tem programação especial para hoje, que é dia da cultura! De lá vem a resposta: Não! (Sabe aquele "não" convicto?)
SECULT : - Olhe, tão informando aqui que não tem programação nenhuma!
Lázaro: -Obrigado
Essa é a situação, sem botox, sem maquiagem e sem silicone da terra da Dança do Côco (quase extinta), Bumba meu Boi, Pau de Fita e tantas outras manifestações culturais que vivem à margem do cotidiano de nossos irmãos camocinenses. Terra que não tem um único curso de teatro, mesmo tendo um dos grupos mais antigos do Ceará, o grupo de Teatro Pinto Martins. Fadado ao ostracismo por falta de políticas públicas que funcionem na prática.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:43h