sexta-feira, 19 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CAMOCIM SOBRE ANIMAIS SOLTOS TEVE DE TUDO UM POUCO

A Defensoria Pública de Camocim promoveu ontem (18), no Auditório do Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC), Audiência Pública que teve por objetivo discutir os problemas causados pela existência de animais soltos em via pública, logradouros, praças, rios e lagos da cidade. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Promotor de Justiça, Hugo Alves, os Vereadores Régis da Ipu, Kléber Trévia, Jarbas Ferreira, Antonio Carlos do Peixe e Emanoel Vieira. 

Estava presente também o Gerente do Boa Vista Resort, Ugo Covin, que disse que o resort é uma das vítimas das vacas "imexíveis", tendo sido encontrada uma delas dentro da piscina certa vez, sem falar nas que pulam a cerca e "sujam" noite e dia o gramado em frente.

O Defensor Público, Edmar Lopes (foto), fez uma apresentação do problema, exibindo slides com cenas de vacas comendo lixo, porcos nas praias e outros animais que habitam livremente um espaço que deveria ser destinados aos seres humanos. 

O Defensor propôs um Termo de Ajustamento de Conduta destinado a regulamentar as ações no intuito de prender os animais, sob pena de sanções judiciais contra os criadores. Ficou ainda acertado entre as partes que haverá uma outra audiência, no próximo dia 08 de abril, para que seja finalizada a discussão sobre o termo e a assinatura do mesmo. 

Em seu pronunciamento, o Promotor Hugo Alves disse claramente, para bom entendedor, que a lei deve ser cumprida e ela diz que lugar de animal não é no meio da rua. 

Disse ainda que se essa situação persistir, mesmo depois do termo assinado, as medidas judiciais deverão ser tomadas, ou seja, a lei vai ser aplicada. Em sua manifestação, falando como criador, Emanoel Vieira disse que as vacas "descem" para a zona urbana devido à seca já existente, que a falta de pasto é uma das causas dessa "invasão" urbana e sugeriu que fosse dado um tempo para que os criadores consigam se adaptar ao termo de ajuste proposta pela defensoria. Emanoel Vieira só esqueceu de citar que ano passado tinha vaca boiando de tanto que choveu e as bichinhas nunca deixaram de frequentar o centro da cidade por conta disso.

O que ficou como consenso na audiência foi a necessidade urgente de mudança do local da correição. É que atualmente ela fica ao lado da Praça da Rodoviária, zona mais que urbana e porta de entrada dos que chegam em Camocim através de ônibus. 

O Secretário de Infraestrutura, José Maria Alves esteve presente, ouviu atentamente todos os que se pronunciaram e prometeu tomar as devidas providências no que cabe à sua pasta. Como havia prometido, o blog tentou uma entrevista com o Secretário José Maria após o evento, tendo sido "gentilmente" despachado pelo mesmo, alegando que não teria o que falar já que não havia acontecido nada ainda sobre o que havia sido proposto durante a audiência.

Quem trabalha no ramo sabe que isso é uma forma de esquiva, ou da imprensa em geral, ou de um veículo especificamente. Depois do "fora", o blog resolveu avisar no local, para quem quisesse ouvir, que o poder público de Camocim, ao contrário da defensoria, não queria expor aos camocinenses sua avaliação sobre a audiência e as possíveis providências que seriam tomadas de imediato. 

Cinco minutos depois o Secretário reapareceu e gentilmente nos concedeu uma produtiva entrevista. Em certo trecho, falando da dificuldade com relação à questão dos animais soltos, ele citou por exemplo que certa vez (ele está há menos de 20 dias no cargo), deu ordem para que liberassem quatro jumentos que estavam na correição porque eles estavam pra morrer lá dentro. 

Ele disse ainda que na correição não "há alimento" para os animais. Confira esta e outras entrevistas na reportagem em vídeo, com imagens de Tadeu Nogueira e reportagem de Autran Santos. Veja fotos do evento AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:55h