sexta-feira, 30 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DESENVOLVIDA

A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE
PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA
SOCIEDADE DESENVOLVIDA
(Artigo de Carlos Afonso Quixadá)
O sufrágio universal foi alcançado por inúmeras lutas sociais , dentre elas, não podemos deixar de falar da Revolução Francesa , que representou uma ruptura política, econômica e social em relação ao Antigo Regime (Absolutismo) que , por sua vez, era caracterizado por uma desigualdade jurídica , pelo desrespeito a dignidade da pessoa humana , pela a não participação do povo no processo de transformações políticas,dentre outros .Uma das bandeiras da Revolução Francesa era o sufrágio universal , pelo menos , no período Jacobino ,considerado pelo Professor Eric Hobsbawm , em sua obra , A Era das Revoluções , como uma fase mais popular, onde foi defendido o voto universal, ou seja, a participação de todos no processo eleitoral , entendendo que o voto é de fundamental importância para a construção de uma sociedade evoluída , diga-se de passagem , não apenas no quesito econômico ,mas também, no quesito ético e moral.
Ao se aproximar as eleições, devemos recordar essas inúmeras lutas sociais ,onde muitos sacrificaram a própria vida por defenderem ideais Democráticos e Republicanos. Por isso, temos a obrigação de votarmos buscando não apenas o beneficio próprio, mas levando em conta os anseios gerais da nação. No Brasil, muito ainda tem que ser feito visando a construção de uma sociedade justa, digna e solidária, para isso é de significativa importância o voto consciente , pois um voto mal dado pode ser catastrófico para a nossa sociedade podendo levar à fome, à insegurança , à falta de educação de qualidade, dentre outros inúmeros males. A sociedade Brasileira não pode mais aceitar políticos corruptos, que não tem compromisso algum com a nossa sociedade , nós não podemos voltar a época dos “ Homens Cordiais” como muito bem destacou o Professor Sérgio Buarque de Holanda em sua obra Raízes do Brasil.
Os homens cordiais eram os vereadores que utilizavam de recursos públicos em beneficio do privado , ou seja ,usavam o dinheiro público para o enriquecimento ilícito.Para que o nosso país não seja mais palco da “máfia dos anões do orçamento”, que foi aquele episódio onde vários deputados , membros da comissão de orçamento do congresso nacional, estavam envolvidos com inúmeras empreiteiras, com o intuito de se beneficiarem através da concessão de licitação para a construção de obras públicas . Enfim vários são os casos de corrupção , onde nós (cidadãos) temos a obrigação de evitar, votando em pessoas de caráter, ou seja, pessoas que tenham real compromisso com o que é público. Artigo de Carlos Afonso Quixadá (Acadêmico de Direito)
Postado por Tadeu Nogueira às 07:43h