A FAIXA PRESIDENCIAL
Mais do que qualquer dos debates (exceto o último na Globo), do que qualquer comício, do que qualquer ato público, as entrevistas de Dilma Rousseff e José Serra, hoje e amanhã no Jornal Nacional, serão definidoras do segundo turno. O Ibope médio do JN é dez vezes maior do que o de um debate como o de ontem na RedeTV!. Um escorregão diante de William Bonner e Fátima Bernardes equivale quase a um bye bye faixa presidencial. No JN, ao contrário do que ocorre com perguntas de jornalistas nos debates, há a possibilidade de Bonner ou Fátima insistirem numa pergunta que não tenha sido respondida adequadamente.
Lá vou eu: O debate realizado pela Rede Tv, no último domingo à noite, enfiou a emissora num Ibope de cerca de 4 pontos apenas, menos da metade do que consegue o Pânico na Tv, no mesmo horário. O Ibope do JN gira em torno de 27 pontos de audiência em média. 1 ponto equivale a 60 mil telespectadores na Grande São Paulo. Ao todo, 3.765 aparelhos de medição estão espalhados por 14 cidades brasileiras. Só em São Paulo, são 760. Você tem curiosidade em saber como é feita a medição de audiência da tv no país? Então clique AQUI e fique sabendo.
Atualizando às 19:24h - Terminou nesse exato momento a entrevista de Dilma. Bonner entrou feito faca em melancia em três assuntos delicadíssimos: Aborto, Erenice e Ciro. Sobre Ciro, Bonner perguntou se foi ele que a procurou oferecendo ajuda ou se foi ela que foi atrás dele. Ela escolheu a primeira opção. A pergunta sobre Ciro foi por causa das declarações dele quando foi descartado por Lula. Na época Ciro afirmou que Serra era mais preparado que Dilma, entre outras coisas bem ao estilo Ciro Gomes. Em minha avaliação, Dilma não se saiu muito bem, tanto que perdeu a noção exata do tempo que tinha. Faltou assessoria ou assimilação por parte dela. Até o Tiririca saberia que os temas seriam esses.
Postado por Tadeu Nogueira às 17:34h
Com informações do Radar Online