Dezoito de novembro é o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, o profissional que atua na defesa dos direitos e proteção das crianças e adolescentes seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Camocim não há muito o que ser comemorado pelos conselheiros. Novamente o telefone 3621-6694 está bloqueado para realizar chamadas, com aviso da operadora de que o bloqueio será total nos próximos dias. O telefone está em nome de uma ex-conselheira tutelar, sendo o pagamento de responsabilidade da Prefeitura de Camocim. São 3 meses de atraso. Saindo do telefone, já faz um mês que os conselheiros não têm como fazer diligências, atender chamados e muitas vezes socorrer menores que se encontram em situação de exposição ao risco da bebida ou do crack.
É que a única viatura está quebrada. Mas tem mais: Teve início no dia 16 , indo até a 20 de novembro, o 5º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares. Durante o congresso que tem como tema “Conselho Tutelar aí está, do tamanho do Brasil”, serão realizados debates, palestras e minicursos que discutirão assuntos relacionados a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.
Para representar a região que compreende as cidades de Granja, Barroquinha, Chaval e demais cidades vizinhas, foram escolhidos dois conselheiros de Camocim, que não foram a esse importante evento simplesmente por falta de ajuda de custo por parte da Prefeitura de Camocim. Lembrando que todos os repasses constitucionais inerentes às ações que devem ser implantadas no setor estão e sempre estiveram em dia, o que torna injustificável tal situação. Daqui do blog só no resta parabenizar todos os conselheiros que zelam pelo fiel cumprimento do Estatuto da Criança e dos Adolescente.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:50h