EMPRESTA O ÔNIBUS AOS FINAIS DE
SEMANA E FERIADOS
Estudantes universitários que utilizam o ônibus da Secretaria de Educação de Camocim para o deslocamento diário até Sobral estão sendo seriamente prejudicados. No último dia 18 de Novembro, o ônibus, ano 2001, quebrou na ida, na cidade de Senador Sá. Dos cerca de 40 alunos que estavam no veículo, vários tinham trabalhos e provas a fazer na faculdade. Desses, alguns conseguiram carona no ônibus universitário de Granja, que passava pelo local. Mas para azar deles, mesmo com toda solidariedade dos colegas, o ônibus de Granja também quebrou na volta. Segundo informações de Lázaro, quando o ônibus de Granja quebra, a Secretaria daquela cidade envia duas topics para apanhar os alunos. Agora quando a coisa acontece com o de Camocim, a burocracia emperra tudo e os estudantes ficam à "deriva", jogados à própria sorte. Só no período entre Outubro e Novembro deste ano, foram 4 quebras, sendo que a maioria delas ocorreu na quinta, só voltando ao normal na segunda. Quando quebra antes de sair de Camocim, a Secretaria de Educação fornece o combustível para que os estudantes fretem uma topic, mesmo assim o preço ainda sai em torno de R$ 15,00 ida e volta.
Ainda segundo Lázaro, existe uma comissão de alunos que supostamente deveria reivindicar melhorias para os usuários do transporte, mas que na prática não tem nenhuma autonomia. Máquina e homem estariam sobrecarregados. O ônibus não tem descanso, além do deslocamento diário dos alunos para Sobral, algumas vezes ele roda pela manhã com escoteiros, escolas, além dos finais de semana, com times de futebol, quadrilhas juninas, em competições ou comemorações, ou seja, o que der pra imaginar, ele está dentro.
Sem tempo para lazer, e sendo o único a dirigir, muitas vezes a família do motorista tem que acompanhá-lo nas viagens, pois só assim conseguem ficar perto dele. Com a proximidade de mais um semestre, trabalhos e provas se acumulam, assim como a eterna dúvida diária entre os universitários, que perguntam entre si, todos os dias, se o ônibus vai ou não.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:49h