Através do Mutirão Carcerário, iniciado no último dia 09 de Fevereiro, vários presídios do estado foram desafogados, mediante revisão de 16 mil processos contra presos provisórios e condenados. A intenção do Tribunal de Justiça do Estado e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é agilizar a concessão de benefícios a presos que aguardam por direitos. “Não é apenas soltura. O Mutirão é para conceder ao apenado benefícios a quem tem direito”, avisa George Lins, juiz auxiliar do CNJ. Luciano Losekann, juiz auxiliar do CNJ, alerta que há muitos presos aguardando julgamento de processos e que, quanto mais tempo ele permanece nos presídios, maior é o ônus para a sociedade. Ainda segundo ele, os presos pobres são sujeitos sem voz. “Existe a falta de um trabalho mais efetivo dos defensores no interior dos presídios”, avalia.
Lá vou eu: Pois muito bem, vamos aos fatos? Camocim foi uma das cidades "beneficiadas" pelo mutirão carcerário. Por conta dele, 8 presos foram soltos na tarde de ontem. Todos eles estavam na cadeia por roubo ou furto. A soltura deles praticamente foi por um termo conhecido por "excesso de prazo", ou seja, alguém, em algum lugar, por algum motivo, "esqueceu" de dar a devida celeridade aos casos, obedecendo assim os trâmites, dentro de prazos estabelecidos por lei. Quando isso acontece, quem é réu passa a ser vítima, isso porque ninguém pode ficar preso sem que legalmente seja apresentado algo que justifique isso.
Dos 8 beneficiados pelo mutirão, 2 voltaram a roubar, amedrontar e ameaçar os cidadãos camocinenses, aqueles que realmente vivem presos diante da inércia da máquina do estado. Menos de 8 horas depois que estavam livres, os "cidadãos" conhecidos como João Paulo e Biraca (foto) roubaram um camocinense, trabalhador, morador do Bairro Olinda. Levaram celular, dinheiro, e após uma surra "básica", fugiram fumando o cigarro da vítima. Graças ao trabalho do GETAM ( que faz um trabalho heróico pilotando motos do tempo do "ronca") e aos policiais do Ronda, os dois "cidadãos" foram capturados e novamente autuados por assalto, sendo levados em seguida, de novo, pra cadeia pública, onde deverão aguardar por um novo "excesso de prazo" para usufruirem novamente do benefício do mutirão e assim serem soltos. Quanto aos outros 6, que estão gozando da liberdade, se aguentarem até o carnaval, terão "feira" boa e concorrência garantida. Portanto, prenda-se em sua casa, feche tudo e agarre-se com Deus. Esse não falta jamais.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:50h
Com informações do Camocim Polícia 24hs