domingo, 20 de fevereiro de 2011

MODA - A COR DE CADA UM

MODA - A COR DE CADA UM
(Damaris Magalhães)
A Moda é algo curioso pelo simples fato de formar uma identidade individual, bem como a identidade de todo um grupo. Ela se apropria e reproduz a cultura de um jeito desejado. Hoje, cultura, arte e moda são irmãs gêmeas que agem por si próprias, mas sempre parceiras. A primeira, sendo a coleção de todo material e valores de um povo; a segunda, sendo a expressão da cultura; a terceira, sendo a prática dessa expressão pelo indivíduo que busca ser reconhecido pelo que pensa e consome. Sempre vale repetir que suas roupas refletem diretamente características não só do seu estilo, mas também de como você encara a vida.
O conjunto das cores que compõem o visual humano é decisivo para a primeira impressão que enviamos ao conhecer alguém. O equilíbrio entre as totalidades das cores que formam o tipo cromático de cada um - coloração da pele, cor dos olhos e do cabelo - influencia a imagem positiva ou negativa que se forma a respeito de uma pessoa. Essa idéia é registrada após os primeiros cinco segundos de contato visual, quando é gerada a impressão inicial que se tem sobre alguém. A cor é o primeiro elemento que fornece essa informação, através da personalidade que cada tom possui e que é assimilada a quem a estiver usando.Toda pele é classificada, primeiro, como fria ou quente e, depois, em quatro categorias, para peles brancas, e seis, para peles negras.
Peles frias combinam melhor com o branco azulado, o prateado, o preto e o marrom chocolate. Peles quentes são valorizadas pelo branco creme, o dourado e o marrom avermelhado.
Primavera é uma pele quente, dourada, relacionada ao frescor dessa estação e suas cores.
Outono, também quente, é avermelhada, com todas as características dessa época e das cores das folhas caídas.
Verão é uma pele muito fria e clara, rosada, levemente azulada, relacionada ao céu claro e limpo dessa estação.
Inverno é uma pele fria, pálida e amarelada, relacionada às cores frias intensas e opacas e ao cinza dessa época.
Calipso é uma pele quente e dourada, de tom médio, vivaz e alegre, como esse ritmo musical caribenho.
Saara, também amarelada, é, mas neutra e clara e lembra os amarelos neutros das dunas desse deserto.
Spike é quente e avermelhada, de tom médio e tempero quente, como a palavra em inglês sugere.
Nilo é neutra, muito clara, quase fria, como a água do rio egípcio desse nome.
Jazz é fria e escura, intensa e imprevisível, como o ritmo que lhe dá o nome.
Blues, também é fria, escura, mas levemente azulada, profunda, lenta e melancólica, como esse ritmo musical.
A moda é efêmera e, às vezes se apresenta permanente. Quando existem as mudanças, elas são casuais e também habituais, necessárias para o progresso. Juntando tudo isso, você faz sua própria moda de acordo com os seus gostos e a cor de sua personalidade.
Damaris Magalhães é Camocinense e cursa Jornalismo na UNIFOR