Camocim investe no turismo e prepara os futuros profissionais responsáveis pela apresentação dos atrativos da cidade aos visitantes. Prova disso é o trabalho desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, que realizou, através do curso técnico em Guia de Turismo, diversas atividades. As tarefas foram implementadas em forma de cinco tours pelos principais atrativos naturais e históricos do município, como vivência prática dos conteúdos estudados durante a disciplina "Agenciamento e Guia II". Cada um dos passeios teve como pontos de visitação os seguintes atrativos: Lago Seco, Farol do Trapiá, Orla Marítima (com Ilha do Amor), Academia de Letras Camocinense e a antiga Estação Ferroviária. O guiamento turístico, mesmo em se tratando de uma simulação supervisionada por educadores da escola profissional, teve características de situações reais experimentadas no dia a dia de um guia, tais como: animação turística, interpretação de patrimônios locais, distribuição de brindes entre os participantes e sessão de fotos feita por alunos do curso técnico de informática (2º e 3º anos), que fizeram o papel de turistas.
"O trabalho serviu para ampliar a visão profissional de cada aluno, pois, futuramente, como guias de turismo, teremos uma facilidade maior de atuação na área", relatou o aluno Jair Oliveira, participante das atividades."Esperamos realizar mais atividades como esta. Cada aluno tem a oportunidade de realizar na prática ações que só seriam conhecidas quando estivessem atuando profissionalmente na qualidade de guias de turismo. A meu ver, é neste momento que eles têm a chance de corrigir alguns vícios que seriam irreversíveis no ambiente real da profissão", disse o coordenador do curso, professor Cláudio Henrique Fontenele.
Lá vou eu: Essa turma aí conheço não é de hoje e tenho certeza que todos sairão bem preparados para seguir carreira na área de turismo. Tudo graças à vontade de cada um e à formação recebida dentro da escola.
Postado por Tadeu Nogueira às 15:02h
Com informações do DN