A redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com base nos últimos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa a preocupar autoridades em todo o país. No Ceará, oito municípios com redução populacional confirmada, poderão contar com menos verbas do FPM: Alto Santo, Camocim, Catunda, Milha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Santa Quitéria e Uruoca. Gestores alertam que a diminuição no repasse prejudicará serviços básicos e essenciais à população, principalmente na área de saúde.
Lá vou eu: Como é que um município como Camocim, que é um destino turístico e tem uma administração campeã em arrecadação de impostos, explica esse desastre? Sei que o Prefeito de Camocim não vai se posicionar publicamente sobre isso, assim como ele não se posiciona publicamente sobre nada nessa cidade a não ser quando ele vê que isso traz lhe traz auto-promoção. Como é que alguém pode ainda abrir a boca e falar que Camocim desenvolveu diante de uma notícia dessas, que vai atingir em cheio o dia a dia da cidade, que já está mais pra lá do que pra cá. E tem mais, e atentem bem pra isso:
É fato notório que durante o trabalho de recenseamento, nada ou coisa alguma foi colocada como suporte, por parte da prefeitura, para que o IBGE realizasse sua missão com o máximo de apoio, resultando numa maior produtividade. Nenhuma carro de som oficial, os "abonomóveis" saiu às ruas alertando o camocinense para o censo que estava em curso, explicando que uma queda na população iria gerar prejuízo para a cidade, piorando ainda mais a realização de serviços essenciais. Em nenhum momento o prefeito, assim como fez Cid Gomes e tantos outros gestores, deu exemplo de cidadania pedindo que sua imprensa chapa-branca registrasse o IBGE em sua casa, mostrando, a partir dele, o que todos deveriam fazer. O maior interessado nos números desse censo, simplesmente se omitiu, mas o blog ficou sabendo que depois do resultado parcial, veio a choradeira", mas aí já era tarde. Este blog, que é uma gota nesse oceano de poder omisso, fez sua parte ao publicar (AQUI) a visita do IBGE em sua redação, e aproveitou para convocar os camocinenses a receberem bem e darem o máximo de informações ao recenseadores. Essa é mais uma "punhalada" que o camocinense recebe.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:46h
Com informações do Ceará Agora