quarta-feira, 18 de maio de 2011

LOUCO É TU!

Em virtude do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18), publicaremos um artigo escrito pela Assistente Social do CAPS II Camocim, Talita de Lemos, intitulado, "Louco é Tu!": 
O Aurélio é sábio. Diz ele sobre o preconceito: “conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida”. Ou ainda: “julgamento ou opinião formada sem levar em conta o fato que o conteste”, e "intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões”. Ou seja, uma pessoa preconceituosa tem sentimentos e opiniões sobre alguém geralmente intolerantes, sem fundamento.  
Todos somos iguais perante a Lei. Isso é o que diz a Constituição Federal. A legislação brasileira tem avançado muito no que diz respeito a combater o preconceito. Em alguns casos, a discriminação se constitui em crime inafiançável, sendo respaldado pela Carta Magna e por leis específicas, tal qual o crime de racismo.  
A pessoa acometida de sofrimento psíquico, embora tenha seus direitos assegurados pela Lei 10.216[1], ainda convive com a exclusão social, principalmente quando tenta um lugar no mercado de trabalho. Basta dizer que “toma remédio controlado” ou que “freqüenta o CAPS” pra imediatamente ser substituído por uma pessoa “normal”. Mas será que é normal ter preconceito? Qual o conceito de loucura? Reportemo-nos novamente ao Aurélio. Está lá: “Falta de discernimento, irreflexão, absurdo, insensatez, doidice, louquice”. Continue lendo AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 17:03h