terça-feira, 17 de maio de 2011

NO DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA, ASSOCIAÇÃO DE CAMOCIM COMEMORA AVANÇOS


Comemora-se nesta terça-feira (17) o Dia Internacional Contra a Homofobia. Neste ano, no entanto, as comemorações no Brasil ganham ainda mais importância com a legalização do casamento gay. A decisão, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal no último dia 6 de maio, permitirá, inclusive, que casais do mesmo sexo possam adotar crianças. Além de garantir a união estável reconhecida pela justiça, os homossexuais brasileiros terão os mesmos direitos dos casais heterossexuais como pensão, herança, comunhão de bens e previdência. 
Em Camocim, além de celebrarem essa vitória, a Associação dos Travestis e Trans de Camocim (ASTRAC), fundada em 26 de abril de 2007, atualmente contando com 65 associados, ressalta a missão social da entidade: "Nossa finalidade é organizar o maior número de travestis e trans, independente de sua etnia, condição social ou profissão, sempre com o intuito de orientá-los sexualmente e assistí-los no que diz respeito à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis", esclarece Biatriz Santos (foto), Presidente da ASTRAC. Ainda, segundo Biatriz, que já participou de diversos seminários e encontros país  a fora, sempre em  busca de avanços na luta contra o preconceito e melhorias para a classe, um dos desejos da associação é o de poder ter acesso à tribuna da Câmara de Vereadores, onde poderia esclarecer com mais detalhes a finalidade e atividades da instituição em âmbito municipal. 
A data da comemoração internacional contra a homofobia foi escolhida como recordação à exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 17 de maio de 1990, mas oficialmente declarada em 1992. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:30h