domingo, 19 de junho de 2011

A IGREJA DE SÃO PEDRO DE CAMOCIM

A IGREJA DE SÃO PEDRO DE CAMOCIM
(Carlos Augusto P. dos Santos)
Pouca gente sabe, mas, a construção da Igreja de São Pedro teve outras motivações para além dos objetivos católicos de evangelizar, catequizar ou venerar o primeiro Papa da Igreja Católíca. No caso de Camocim, iniicalmente uma insignificante vila de pescadores, a associação com São Pedro, apóstolo de Jesus, pescador de peixes, e homens posteriormente, poderíamos dizer que não havia maior apelo que este. No entanto, o mentor da construção do templo que hoje ainda domina a paisagem do bairro do mesmo nome, Padre Manuel Henrique, em carta aberta datada de setembro de 1938 dirigida à população, principalmente aos comerciantes da época, destaca que tal empreendimento, para além "das necessidades não sómente espirituaes e moraes (...) mas também sociaes e patrioticas", serviria para que os cristãos se precavessem "contra a callamidade do communismo, apregoada fascinantemente pelas organizações inimigas". 
Mesmo Camocim sendo um reduto da militância comunista no Ceará neste período, o povo também é católico e os apelos do padre foram concretizados quatro anos depois. Em 29 de junho de 1942 a Igreja de São Pedro foi inaugurada e abençoada pelo Padre Inácio Nogueira Magalhães conforme nos informa o 1º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 1904-1930, à página 33. A carta recuperada e publicada pelo Blog Camocim Pote de Histórias (AQUI), foi dirigida ao Sr. F. Menescal Carneiro. Ainda com relação à Igreja de São Pedro, em 29 de março de 1973 foi criado o Curato de São Pedro na Reunião do Prebistério realizada em Tianguá. Uma pesquisa maior pode recuperar o universo das doações para a construção do templo católico, assim como das iniciativas da população do bairro para o mesmo intento. Essa é a nossa contribuição para a história da Igreja de São Pedro que este ano faz o seu sexagésimo nono aniversário.
Lá vou eu: Brilhante pesquisa e postagem essa, de autoria do Historiador e colaborador do blog, Carlos Augusto P. dos Santos, sobretudo neste domingo, quando deu-se início a mais uma Festa de São Pedro. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:03h
Com informações do Blog Camocim Pote de Histórias