Quem precisa realizar uma consulta médica, em Camocim, deverá ter consciência de que será preciso dormir ao relento em busca das escassas senhas distribuídas pela Secretaria de Saúde do município. Um exemplo auto-explicativo dessa desumanidade, que expõe idosos, jovens e até crianças à humilhação pública foi constatada pelo Blog na madrugada desta sexta-feira (29), por volta das 02h (foto), em plena calçada do Centro de Saúde Dra. Maria Helena Bottona (antigo SESP). A fila de hoje, formada por dezenas de pessoas, em sua maioria deitadas, enroladas em lençóis, era para ter acesso a uma senha que não garante nem dia, nem hora da consulta. Se conseguida, ela vai servir apenas para que a pessoa possa ser atendida e assim informada sobre o dia e mês que vai poder ficar frente a frente com um médico. Como a fila dessa sexta era para pediatria, todo esse pessoal saiu de casa deixando para trás uma criança doente, isso porque raramente alguém iria dormir em uma calçada, sob risco de ataque de gangues e exposto ao constrangimento, atrás de um atendimento meramente preventivo. Para se ter uma ideia do absurdo, uma senhora de cerca de 70 anos, a primeira dessa "fila da vergonha", havia chegado às 17h da quinta-feira (28), para garantir assim seu nome em uma relação de "sortudos".
Segundo informações de pessoas que estavam no local, até a polícia já foi acionada para conter distúrbios causados pela disputa de lugar na fila. Além disso, vizinhos reclamam do barulho, sempre ressaltando que ninguém merece passar por aquilo, sobretudo os idosos. Uma solução simples e inteligente, ainda segundo os próprios prejudicados, seria a adoção de agendamento de consultas, prática básica hoje em dia, mas que é ignorada pela Secretaria de Saúde, que já acumula dezenas de focos que provam o descaso com a saúde pública de Camocim. "O Prefeito Chico Vaulino alega que o salário dos servidores está em dia, como se todo mundo em Camocim fosse empregado da prefeitura. Agora saúde em dia, que é bom, é isso daí que você está vendo", disse uma das pessoas que denunciou a situação ao Blog e que já teve que dormir ao relento várias vezes. Ela é mãe de dois filhos e está desempregada há 2 anos.
Espera-se com essa matéria, recheada de informações e fotos comprobatórias do fato em questão, que alguma autoridade sinta-se provocada a tentar mudar essa situação, embora o que se tenha visto em Camocim seja a prática da avestruz, infelizmente. Veja mais fotos AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:19h
Fotos: Tadeu Nogueira