As operadoras que oferecem planos de Internet fixa com uma franquia de consumo a ser usada durante o mês não poderão reduzir a velocidade em mais de 50% do que foi contratado no caso de o usuário ultrapassar o limite de consumo antes do prazo. O cliente também terá a opção de pagar uma tarifa a mais para continuar navegando com a mesma velocidade. A norma faz parte da atualização do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, que deverá ser votado nesta quinta-feira, 4, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O regulamento traz outras inovações, como a proibição de que as empresas limitem a velocidade de acordo com o serviço que está sendo utilizado, salvo em caso de segurança e estabilidade de rede. Por exemplo, uma operadora que oferece Internet e telefone fixo não poderá dificultar o acesso dos usuários a serviços de transmissão de voz pela Internet para induzi-los a utilizar o telefone, que custa mais caro.
Lá vou eu: Na teoria isso tudo é muito lindo, mas quero saber na prática. De qualquer jeito, ligue pra sua operadora e informe isso. Porque se você estiver esperando que ela ligue, pode deitar no tucum, com uma rapadura na mão. Teste AQUI a velocidade que venderam pra você. Caso não esteja correta, detone logo quem vendeu. É um direito seu.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:32h
Com informações da Agência Brasil via O Povo Online