terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESPANHÓIS PODEM INVESTIR EM ESTALEIRO NA CIDADE DE CAMOCIM


EMPRESÁRIOS DA CATALUNHA GOSTARAM DAS CONDIÇÕES DA BARRA E LOCALIZAÇÃO DOS TERRENOS  
Um grupo de empresários espanhóis, da Região da Catalunha, esteve visitando a cidade de Camocim na última sexta-feira (29). O grupo iniciou a visita acompanhado do Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), do Secretário da Pesca e Aquicultura do estado, Flávio Bezerra, do Deputado Federal Antonio Balhmann (PSB) e do Vereador Kléber Trévia (PSB). O intuito foi verificar terrenos, objetivando a possível instalação de um estaleiro para construção de barcos de pequeno e médio porte, usando fibra e poliuretano como materiais básicos. Pela leveza e durabilidade, os barcos poderiam facilmente substituir embarcações como canoas, botes e bastardos, cada vez mais raros devido à escassez da madeira e profissionais especializados, já que tudo é praticamente feito de forma artesanal. Estima-se que somente cerca de 6 a 8 pessoas em Camocim ainda trabalhem na construção dessas embarcações.
Em contato com pescadores, os empresários escutaram uma boa notícia. É que segundo eles, na maré baixa, a entrada da barra, atualmente, fica com 4 metros de profundidade, subindo para 6 a 7 metros com a subida total da maré. A notícia agradou aos visitantes porque, como o estaleiro produzirá barcos de pequeno e médio porte, não seria preciso muito mais do que isso para tornar viável o investimento em Camocim. Mesmo assim, Sérgio Aguiar e Flávio Bezerra deverão apresentar um relatório ao Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, requerendo o estudo de Batimetria, que consite em saber a real profundidade da barra de Camocim, visando assim à dragagem, o que possibilitaria que a profundidade chegasse a 8 metros. O terreno onde pode vir a ser o estaleiro fica na área do Bairro dos Coqueiros, abrangendo o local de antigas firmas de pesca como a Delmar e a Peimpex.
"Os empresários ficaram deslumbrados com a geografia da cidade e o possível local do empreendimento. Agora é aguardar e lutarmos, governo e empresários, para que tudo dê certo para Camocim. Caso o estaleiro vire uma realidade, serão cerca de 300 empregos a serem gerados na cidade", disse em entrevista ao Camocim Online, o Deputado Sérgio Aguiar (PSB). Veja mais fotos da visita do grupo de espanhóis AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 13:23h
Fotos: Camocim Online 
Errata: Inicialmente foi postado que, com a dragagem do porto, a profundidade poderia chegar a 18 metros. Foi um erro de digitação. Na verdade pode chegar a 8.