Você sabia que cerca de 80% dos acidentes de trânsito com bicicletas acontecem quando as bikes estão no “ponto cego” dos veículos motorizados? Quem descobriu, após muito trabalho de pesquisa, foi a designer britânica Emily Brook, que inconformada com o dado desenvolveu uma “engenhoca” para tentar reduzir o número de acidentes com cliclistas: o Blaze. Trata-se de um minidispositivo, instalado no guidão da bicicleta, que projeta a imagem de uma magrela verde no chão, cerca de um metro a frente da bike. A ideia é que os motoristas possam enxergar o ciclista antes dele entrar em seu campo de visão, evitando, assim, atropelamentos.
Segundo Brook – que teve a ajuda de especialistas em segurança rodoviária para desenvolver o Blaze –, a imagem projetada a laser pelo dispositivo pode ser vista nitidamente, inclusive, durante o dia. O aparelho ainda possui um “botão de emergência”, que, se acionado, projeta a imagem da bicicleta em modo “pisca-pisca”, chamando ainda mais a atenção dos motoristas. Por enquanto, o
Por enquanto, o Blaze é apenas um conceito, mas Brook já foi convidada a integrar o Programa de Empreendedorismo da Universidade de Brighton, nos EUA, para aperfeiçoar o produto e vendê-lo em grande escala.
Lá vou eu: Se for aprovado de vez, sugiro que a Prefeitura de Camocim encomende alguns para serem colocados nos chifres das vacas "imexíveis", pois vez por outra uma surge do nada do lado dos carros e motos da cidade. Só vai ser preciso mudar a imagem a ser projetada. E já começam economizando, pois essa sugestão é de graça.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:03h
Com informações da Super Interessante