quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MORADOR DE IPU RECLAMA DA FALTA D'ÁGUA EM BAIRROS "ALTOS"


APÓS VÁRIOS APELOS AO SAAE, IPUENSE 
RESOLVE ENVIAR E-MAIL AO CAMOCIM ONLINE

O Camocim Online raramente publica notícias relacionadas à cidade de Ipu, até porque fica difícil postarmos algo exclusivo sem termos correspondente por lá, mas é  impressionante como o blog, ainda assim, é acessado pelos Ipuenses. E é do Ipu que recebemos um email que pode ser considerado mais como um pedido de socorro de um morador que não aguenta mais sofrer com a falta d’água. Segue o email:
Moro em Ipu e sou leitor assíduo do seu blog por considerá-lo o melhor canal de notícias da região norte do Ceará. Estou  enviando esta mensagem para pedir que você publique algo a respeito da falta de água que está atingindo alguns bairros muito populosos (e mais pobres) de nossa cidade. A área central do Ipu fica às margens do Riacho Ipuçaba, sendo uma região de altitude mais baixa. Os bairros Boa Vista, Alto dos Catorze, Mina e Pereiros estão elevados, ou seja, são mais altos em relação ao centro. O SAAE, responsável pelo serviço de abastecimento de água da cidade, argumenta que existe uma dificuldade  de bombeamento de água para estes bairros, além do que os canos da rede central ainda são de amianto e já contam cerca de trinta anos de sua instalação, por isso, quebram constantemente, sendo necessário desligar todo o sistema, ou seja, suspender o abastecimento. Quando o sistema é religado, os bairros altos esperam dois, três, quatro dias para que chegue água. Na minha residência, por exemplo, já cheguei a ficar quinze dias sem água por conta de uma quebra no sistema. Pois bem. Além disso, já faz mais de um mês que o abastecimento desandou de vez. Não recebemos mais água nas torneiras. Quando acontece de ela chegar, vem fraquinha, não sobe para as caixas de água e logo desaparece. Já liguei para o escritório do SAAE inúmeras vezes, já falei com o próprio diretor do órgão, e não dão esperança de solução para a situação. 
Dizem que o sistema está ligado, que está tudo normal, e que, por minha casa ficar num ponto alto, vou ter de esperar. Acontece que o abastecimento é feito dentro de um sistema de revezamento. Ligam para um bairro, depois desligam e ligam para outro, e por aí vai. Quando ligam para o meu bairro, antes que a água chegue à minha casa, já desligam e mandam para outro. Pedi ao diretor do SAAE para fazer a ligação da minha rua direto da cano da rede principal, o qual raramente fica sem água, mas ele disse que isso seria impossível. Detalhe: o rede principal passa a mais ou menos duzentos metros da minha casa. A minha rua cruza a rede principal. Sem mais, gostaria de agradecer, dizendo ainda que o seu blog é muito acessado aqui na cidade, mais até do que os blogs locais.
Lá vou eu: Em dois "toques" um engenheiro bom resolve isso daí. Se fosse por isso não chegava água no Nepal. Agradecemos pela confiança do leitor no blog. Estamos abertos aos esclarecimentos do SAAE de Ipu. Além disso, esperamos que o Prefeito Sávio Pontes tome conhecimento desse problema e procure saná-lo o mais rápido possível. O que não pode é alguém pagar por algo sem receber nada em troca. Vamos aguardar, porque faltar água na terra da bica mais bonita do Ceará é brincadeira. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:04h