quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TÉCNICA EM TESTE PELA USP PODE "APOSENTAR" INJEÇÃO DE INSULINA


Pesquisadores da USP estão testando uma nova estratégia para livrar os portadores de diabetes tipo 1 das injeções diárias de insulina. O objetivo da técnica é aumentar a segurança e a eficácia do transplante de ilhotas de Langerhans, conglomerado de células do pâncreas responsável pela produção de insulina. O transplante, em si, não é novidade e data da década de 70. No Brasil, cinco pacientes já foram submetidos à técnica entre 2002 e 2006. Mas a cirurgia ainda tem problemas sérios, como a exigência de que o paciente passe a tomar remédios imunossupressores para evitar a rejeição às células transplantadas. 
Essas drogas baixam as defesas do corpo. Outra dificuldade é manter as ilhotas produzindo insulina a longo prazo. Estudos de um grupo canadense mostram que, depois de cinco anos, apenas 10% dos pacientes transplantados estavam livres das injeções do hormônio.
Lá vou eu: Caso dê certo, isso já seria um alívio para todos aqueles que sofrem com as picadas diárias. Não é à toa que USP está entre as 200 melhores universidades do mundo. Ela e a UNICAMP. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:04h
Com informações da Folha