Quem disse que o Camocim Online não conta com correspondentes internacionais? Na semana passada, durante uma conversa com Érika Pinto (foto), nascida em Sobral, mas que já pode ser considerada camocinense, pois viveu grande parte de sua vida em Camocim, onde ainda moram seus pais, fiz uma espécie de pedido. Por ela estar em Londres, morando e estudando, pedi que ela escrevesse sobre o país pensando em quem não está lá e, de repente, pensa em ir um dia. Eu queria uma visão subjetiva de Londres a partir de alguém que conhecesse as duas realidades, ou seja, a brasileira, em especial, a de Camocim e agora a da Inglaterra, lugar dos sonhos, principalmente, de quem tem sede do saber. Éryka captou isso de uma forma impressionante e acabou nos dando de presente um relato maravilhoso sobre como é viver em Londres. Com vocês, a Psicóloga e agora correspondente do Blog em Londres, Éryka Pinto:
Quando o Tadeu me pediu pra escrever algo para o blog sobre como é viver no exterior, fiquei me perguntando o que falar sobre minha experiência, de uma cearense, que nasceu nas terras mais quentes destas bandas, Sobral, viveu maior parte da sua vida em Camocim e que ainda por cima, não satisfeita com tais adjetivos resolve por estudar psicologia, aprender inglês, francês e conhecer o mundo.
Antes de tudo é necessário ligar o GPS (RS). Eu moro em Londres, capital da Inglaterra. A Inglaterra se localiza no Reino Unido, juntamente com a Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia. O Reino Unido por sua vez faz parte da União Européia e fica cerca de 9.000 km (fonte na internet) do Brasil.
Bem, cheguei às terras da rainha há mais ou menos 3 meses e meio com intuito de estudar inglês e vivenciar um pouco da cultura britânica, que sempre foi fascinante para mim. E quem nunca sonhou em morar no exterior, né?
Entrar no Reino Unido, ou melhor, na Inglaterra não é fácil, principalmente quando você vem para passar longa temporada, então, se você pensa em trabalhar/estudar aqui, prepare-se para muita burocracia.
Por aqui cultura é o forte e não é só a britânica que é supervalorizada com os diversos museus e galerias espalhadas pela cidade, mas também a cultura dos que por aqui vivem agora. O maior exemplo disso é o Carnaval de Notting Hill, onde ocorrem desfiles de grupo de vários países, principalmente de cultura africana, além de haver uma escola de samba brasileira, a Paraíso, que há 10 anos integra a programação do carnaval. São milhares de pessoas do mundo todo, unidas, divertindo-se, e principalmente, respeitando-se, em um colorido de enfeites, paetês e etnias. É japonês dançando samba, alemão tocando tambor e brasileiro tomando chá inglês. Continue lendo AQUI e veja AQUI fotos tiradas por Éryka, especialmente para essa matéria.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:19h