sábado, 26 de novembro de 2011

ESTUDO APONTA CAMOCIM COMO LOCAL IDEAL PARA ESTALEIRO DA TRANSPETRO

A cidade de Paracuru foi escolhida recentemente para receber um estaleiro de pequeno porte, que deve gerar cerca de 200 empregos diretos. Já o da Transpetro, que o blog noticiou, há cerca de um mês atrás, citando como fonte a coluna de Edilmar Norões (AQUI), que estaria sendo cotado para Camocim, tem tudo e mais um pouco para virar realidade. 
A informação foi confirmada na manhã de ontem por uma fonte da Transpetro, mas o governo mantém o estudo em sigilo.  A enseada de Camocim, na região norte do Estado, é o melhor local para construção de um estaleiro naval, conforme estudo realizado pela Transpetro, em cinco áreas do litoral cearense. Além de produzir navios para transporte de combustíveis, o lugar seria ideal para erguer um novo porto, para transporte de minério de ferro, matéria prima disponível em jazidas existentes na região e que aos poucos começa a ser extraída e exportada pelo Ceará. A informação foi confirmada na manhã de ontem, por uma fonte da Transpetro, durante cerimônia de lançamento ao mar, do navio petroleiro Celso Furtado, a primeira embarcação construída em estaleiro brasileiro para o Sistema Petrobras, nos últimos 14 anos.   
O estudo para construção de um novo estaleiro no Ceará já foi entregue ao governo do Estado, que o mantém em sigilo, tendo em vista que a construção do equipamento ainda carece de investidores interessados no empreendimento.  O levantamento da área ideal à construção de um estaleiro de grande porte começou a ser feito pela Transpetro, há cerca de um ano e meio. 
Em entrevista ao Camocim Online, na manhã deste sábado (26), o Vice-líder do Governo, Deputado Sérgio Aguiar (PSB), ressaltou que esse é o estaleiro que vem sendo pleiteado por ele para Camocim. "Desde o início do estudo, tivemos a preocupação de mostrar a viabilidade de Camocim, através de reuniões e de declarações feita por mim na tribuna da assembleia. O estaleiro da Transpetro, sendo implantado em Camocim, deve gerar, não 200, mas cerca de 2.000 empregos diretos".
Ainda segundo Sérgio Aguiar, o Deputado Federal Domingos Neto (PSB) incluiu no Plano Plurianual Federal para 2012, a pedido do Secretário dos Portos, Leônidas Cristino, a solicitação de recursos para que seja feita a dragagem do porto de Camocim.  
Postado por Tadeu Nogueira às 10:07h
Com informações do DN