A Prefeitura de Camocim está inadimplente com a remessa do balancete mensal ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por intermédio do Sistema de Informações Municipais (SIM). O relatório atualizado do TCM indica o atraso de Camocim. O SIM é um sistema padrão e informatizado de apresentação de informações que permite as prefeituras enviarem as prestações de contas mensais. O prazo para entrega termina no dia 30 do mês subsequente ao da prestação de contas. Por meio desse sistema, o TCM pode identificar várias irregularidades nas contas de uma prefeitura ou órgão municipal como informações incompletas sobre gestores, orçamento, ausência de licitações e contratos e a não utilização de algumas ferramentas contábeis para ajustes de lançamentos como é o caso de estornos de empenhos.
O encaminhamento do SIM é obrigatório e consta inclusive na constituição do Estado, artigo 42. A inadimplência pode ser prejudicial ao município porque o impede de receber recursos de transferências voluntárias do Estado.
Lá vou eu: Já para arrecadar impostos, segundo o Secretário de Gestão Administrativa, Ricardo Ferro (filho do Prefeito), que diz com orgulho, a equipe é "profissional". Aliás, uma curiosidade: já notaram que quase sempre, quem ocupa esse cargo estratégico, responsável por administrar todo o dinheiro que entra em uma prefeitura, ou é irmão, mulher, cunhado ou filho do prefeito?
Postado por Tadeu Nogueira 07:07h
Com informações do DN