terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MADE IN CAMOCIM ONLINE! MATÉRIA DO "SHOW DE PRÊMIOS DE ESMERINO" REPERCUTE EM TODA A IMPRENSA

EM SUA 'EXPLICAÇÃO", PREFEITO DE GRANJA NÃO 
CONSEGUE DESMENTIR UMA LINHA 
SEQUER, DO QUE O BLOG NOTICIOU
Deu no Jornal O Povo desta terça-feira (10): Em ano da sucessão municipal, o prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSD) sorteou de boi a liquidificador entre os moradores do município. Segundo ele, o ato não tem fins eleitorais e a distribuição de prêmios é realizada há 30 anos Garrotes, bicicletas, televisores, liquidificadores e vários outros prêmios foram sorteados no último 6 de janeiro, dia de Reis, entre moradores do município de Granja, que fica a 300 quilômetros de Fortaleza. O “Show de Prêmios do Vovô” foi promovido pelo prefeito da cidade, Esmerino Arruda (PSD). Além de ser realizada por uma figura política, a distribuição de presentes gera polêmica por ser realizada em ano de sucessão municipal. 
O assunto, noticiado em primeira mão pelo Blog Camocim Online (AQUI), foi tratado pela coluna do jornalista Fábio Campos, no último domingo, no Jornal O Povo. Como o próprio prefeito explica, uma equipe visita as pessoas, de casa em casa, distribuindo um tíquetes numerados. Junto com o tíquete, as pessoas recebem um calendário com sua foto, com a foto do filho, secretário de Esportes, Gony Arruda (PSD) e da mulher, Carmen Arruda, que também foi prefeita do Município. “Há mais de 30 anos que faço distribuições de presentes no município de Granja”, admite. Conforme Esmerino, são realizados ao menos dois sorteios como esse todo ano. Um no Natal e outro em seu aniversário. Neste ano, ele fará 90 anos e, por isso, resolveu fazer também no Dia de Reis. Ele nega, portanto, que o “Show de Prêmios do Vovô” tenha fins eleitorais. “A pobreza aqui é muito grande. Eles acham que é eleitoral. Mas como estou fazendo propaganda antecipada? Eu não sou candidato”, explica. 
Na avaliação do advogado Djalma Pinto, especialista em Direito Eleitoral, caso o realizador do prêmio não seja candidato, caberá à Justiça Eleitoral avaliar até que ponto repercutiu na disputa eleitoral. “A lisura do processo eleitoral pressupõe igualdade de condições na disputa. Se você como candidato ou líder político está distribuindo bens ou dinheiro ao eleitores no ano da eleição, essa igualdade está comprometida”, opina. 
Lá vou eu: Tudo isso começou através de matéria divulgada por este blog. Em nenhum momento o Prefeito nega o que escrevi. Portanto, ao não negar, ele assina embaixo tudo que foi publicado. É mais um ponto para o Camocim Online. Nós não criamos o fato. Apenas noticiamos. E foi isso que fizemos desde o início. Agora, como diz o nobre Advogado Djalma Pinto, é com a justiça.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:32h (Direto de Fortaleza)
Com informações do Jornal O Povo