ESTADO TAMBÉM LIDERA NO NÚMERO DE
ARQUIVAMENTOS DESSAS DENÚNCIAS
Investigações em andamento contra magistrados dos tribunais de Justiça envolvem pouco mais de 1% dos desembargadores. Levantamento feito pelo Estado no banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que, dos 1.333 processos que investigam a toga nos TJs de todo o País, só 14 tem desembargadores (o mais alto cargo nas cortes estaduais) como foco. Outras 20 denúncias contra estes magistrados foram arquivadas desde que os dados começaram a ser colocados no site da presidência do CNJ, em outubro. Os dados revelam que nenhum dos desembargadores de 20 dos 27 TJs responde a qualquer processo. O Estado com mais desembargadores denunciados - e que mais arquivou representações - é o Ceará: 19 processos; 18 engavetados.
As denúncias contra os membros das cúpulas dos tribunais estaduais vão desde morosidade na tramitação de processos até acusações de conduta criminosa, como no processo referente a um desembargador mineiro. Algumas são vagas, como "alegação de faltas graves", no caso de um magistrado de Mato Grosso. O portal do CNJ não revela o nome do desembargador investigado nem detalhes do processo.
Lá vou eu: Se alguém abrir de vez essa caixa de pandora...ai ai
Alguém admirado da falta de confiança da maioria das pessoas no Poder Judiciário? Agora eu me pergunto: quando a coisa chega nesse patamar, o cidadão, o comum, sem toga, deve apelar pra quem? bom, eu não sei você, porque não conheço seu credo, mas eu vou aqui pegar o terço da mamãe. Pai nosso...
Postado por Tadeu Nogueira às 08:03h
Com informações do Estadão