Eleitores preferem políticos com vozes mais graves, segundo um estudo americano. A revelação sugere não apenas que homens e mulheres com vozes graves podem ser mais bem-sucedidos ao competir por posições de liderança. Segundo os cientistas envolvidos, ela pode ajudar a explicar por que há menos mulheres em cargos de liderança. Além disso, é um indicador de que, embora sejamos livres para escolher nossos líderes, não estamos imunes a influências biológicas.
Pesquisadores do Departamento de Ciência Política da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, gravaram homens e mulheres dizendo a frase "I urge you to vote for me this November" - em tradução livre, "Eu faço um apelo para que você vote em mim neste mês de novembro". A menção do mês é uma referência à eleição presidencial americana no final deste ano. As vozes tiveram suas frequências alteradas eletronicamente para soar mais graves (frequências mais baixas) ou mais agudas (frequências mais altas). Os participantes do experimento foram então convidados a "votar" nas vozes. Em artigo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B., os autores disseram que tanto homens quanto mulheres selecionaram líderes com vozes mais graves.
Lá vou eu: Diante disso, só me resta afirmar que a chance do meu amigo, e Radialista, Autran Santos ser eleito, caso seja mesmo candidato a Vereador, aumentou consideravelmente.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:35h
Com informações da BBC