
É que fomos informados por dois blogueiros da cidade de Granja, mais precisamente os editores dos Blogs Impacto Granja e Granja Hoje, que os mesmos receberam telefonemas do ex-prefeito Esmerino Arruda, que usando um tom de intimidação, "exigia" que os dois tirassem do ar uma matéria que denunciava o suposto uso de sua neta como "laranja" e o bloqueio de suas contas bancárias. Segundo os blogueiros, Esmerino disse que iria processar os dois caso eles não "obedecessem" as suas ordens. Os blogueiros procuraram então o Fórum local, e lá, relataram o caso a uma autoridade, que teria dito que eles não precisavam fazer nada disso, pois estavam amparados pela lei da liberdade de imprensa. Além disso, a matéria estava baseada em documentos oficiais.
Diante disso, quero crer que deva estar havendo apenas um caso de ignorância a respeito do que diz a lei (será?), senão vejamos: É que, caso ex-governantes como Esmerino Arruda e outros que ainda governam e orbitam em torno dele não saibam, a liberdade de expressão está garantida pelo texto constitucional brasileiro em seu artigo quinto, que abre o Capítulo I ("Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos") do Título II da Carta Magna, intitulado "Dos Direitos e Garantias Fundamentais". Como tais governantes possuem dezenas de advogados, pagos pelo povo, a seu serviço individual, coisa que, aí sim, foge à lei, bem que eles poderiam repassar um livro de bolso da constituição da república federativa Brasil. Desde já, o Camocim Online expressa sua solidariedade aos blogueiros de Granja que foram intimidados, forçados a uma situação só aceitável, e a contra-gosto, na era medieval, quando as leis eram elaboradas por quem delas queriam proveiro próprio. Acesse AQUI e AQUI a matéria que causou a tentativa de censura.
"A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas". (Karl Marx)
Postado por Tadeu Nogueira às 09:04h