Em Outubro de 1960 Jânio Quadros foi eleito Presidente da República utilizando um jingle que tinha os seguintes versos iniciais: "varre, varre, varre, varre vassourinha / varre, varre a bandalheira / que o povo já tá cansado / de sofrer dessa maneira". Mesmo sem internet e a grande mídia existentes hoje em dia, sem falar dos barulhentos carros de som, o jingle ficou conhecido Brasil afora, tornando-se assim o símbolo da luta contra a corrupção e desmandos administrativos daquela época. Jânio ficou conhecido então como o "homem da vassoura".
Em Camocim, 62 anos depois, o candidato a prefeito Padre Manoelzinho, do Partido Verde, resolveu adotar a "vassoura" como sua marca registrada, também, assim como Jânio, com o objetivo de varrer a corrupção, e maracutaia, como diz os primeiros versos de um de seus jingles: "Onde tiver corrupção, eu vou varrendo, onde tiver maracutaia, eu vou varrendo. E o povo quer mudança, é o padre que vai mudar..."
"Estamos sendo bem recebidos nos bairros da cidade. O povo realmente quer mudança", disse ao blog, Padre Manoelzinho. Quem quiser escutar a música da vassoura ou até mesmo baixar para seu HD, clique AQUI. E AQUI você poderá escutar e baixar a entrevista completa concedida pelo Padre Manoelzinho à Rádio União de Camocim, durante o Programa de Aderaldo Lima, na última terça-feira (13). Na foto, Padre Manoelzinho aparece ao lado de seu candidato a vice, Léo da Carne.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:03h
Foto: Tadeu Nogueira