quinta-feira, 11 de outubro de 2012

STF TEM SEU PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO


O ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por 9 votos a 1. O magistrado assumirá mandato de dois anos, a partir de novembro, quando o atual presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos. A Corte também elegeu o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente. Tradicionalmente, a presidência e a vice-presidência do STF são ocupadas pelos ministros mais antigos da Casa que ainda não ocuparam os cargos. Ambos foram eleitos por 9 votos a 1 porque os futuros dirigentes não votam em si mesmos. Barbosa é ministro do STF desde 2003 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante quase 20 anos, atuou como procurador do Ministério Público Federal (MPF). Ele será o quinquagésimo presidente da história do STF, e o primeiro negro a ocupar o cargo. Barbosa agradeceu a confiança dos colegas e disse que tem “satisfação e elevada honra em ser eleito e futuramente exercer a presidência”. 
Lá vou eu: Para os que se acomodam diante das dificuldades, vou contar em 5 linhas de onde veio o atual presidente da mais alta corte do país. Que sirva de exemplo para os pessimistas e preguiçosos: 
"Joaquim Barbosa é o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado."
E você aí achando que sua vida é uma droga, e que o futuro não existe. Ele existe sim, mas faça pelo menos sua parte. Lute por ele. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:07h
Com informações da Agência Brasil