A denúncia publicada no Camocim Online, em 26 de Outubro de 2012, intitulada "Delegacia de Camocim Foi Esquecida Pelas Autoridades" (AQUI), sobre as condições do prédio, repercutiu fortemente em todo o estado, sendo motivo de duas matérias veiculadas na edição desta quinta-feira (01), do Jornal O Povo. A reportagem, produzida pelo Repórter Paulo Renato, utiliza informações postadas anteriormente pelo Camocim Online, acrescentando ao que foi apurado pelo Jornalista nos últimos dois dias. As fotos utilizadas na matéria foram tiradas pelo fotógrafo Vando Arcanjo, com exclusividade para nosso blog, cedidas para o jornal. Segue abaixo, na íntegra, uma das matérias publicada hoje no Jornal O Povo:
Cupins, paredes deterioradas, computadores sucateados, ratos, fiação exposta e mau cheiro são apontados como os principais problemas da Delegacia Regional de Camocim, município distante 380 km de Fortaleza (Norte do Estado). “A delegacia não oferece condições mínimas para atendimento digno à população”, afirma o promotor de Justiça, Hugo Alves, A estrutura do prédio está danificada desde 2009, quando a cidade passou por intenso período de chuva. A delegacia atende outros seis municípios da região: Chaval, Granja, Barroquinha, Martinópole, Senador Sá e Uruoca. Essas cidades têm delegacia municipal, mas também recorrem à regional. O prédio onde funciona a delegacia é uma casa adaptada para atendimento policial.
Segundo o promotor Hugo Alves, a condição da delegacia já é de conhecimento das autoridades governamentais. Ele diz que membros do Ministério Público (MPE) entregaram, há seis meses, ofício ao governador, solicitando a construção de um prédio para a delegacia. Até agora, o MPE não tomou atitude mais concreta, como entrar com uma ação civil pública, segundo o promotor, porque esses instrumentos “passam na maioria das vezes mais de dez anos para transitarem em julgado”. O MPE pediu a construção do prédio através de termo de ajuste de conduta (TAC), compromisso extrajudicial, que “demora menos e acaba se mostrando mais efetivo”, segundo Hugo Alves.
Responsável pelo blog Camocim Online, Tadeu Nogueira reforça a situação da delegacia regional. Ele aponta “falhas estruturais que podem resultar em desabamento do prédio”. Segundo o blogueiro, além dos problemas de infraestrutura, os funcionários da delegacia estão trabalhando em condições insalubres. A informação foi confirmada por um servidor da delegacia, que preferiu não ter o nome publicado. Procurada pelo O POVO, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a responsabilidade sobre a situação da delegacia é da Polícia Civil. Até o fechamento desta edição, não houve retorno da PC sobre o caso. Confira AQUI e AQUI as matérias sobre o caso, publicadas na edição de hoje do Jornal O Povo.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:18h