sábado, 10 de novembro de 2012

UE E CARE INCLUEM CAMOCIM NO PROJETO "NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NA ROTA DAS EMOÇÕES"


A Embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias, e a ONG CARE Brasil, lançaram, nesta quinta-feira (08), o projeto “Nós Fazemos a Diferença na Rota das Emoções”, às 19h, no auditório da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba.  O evento irá reunir membros do Ministério do Turismo e representantes e secretários de turismo de municípios e dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Serão 14 as cidades que farão parte do projeto sendo elas: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba do Piauí; Camocim, Chaval, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara e Cruz no Ceará; Santo Amaro, Barreirinha, Araioses, Paulino Neves e Tutoia no Maranhão. 
João Neto, Coordenador da CARE, falou sobre as estratégias que serão usadas para desenvolver o projeto. “Pensamos muito e chegamos a conclusão que é necessário montarmos um tripé, que será utilizado na nossa estratégia. Primeiro iremos montar um observatório de desenvolvimento sustentável para poder estudar o local e colher dados sociais, tais como informações sobre saúde, educação, quais os recursos ambientais, como se dá a fauna e a flora, e as questões econômicas da cidade. Depois iremos capacitar o poder público, os representantes de ONG’s e conselheiros para que eles possam ter um melhor entendimento sobre os recursos do município e da região. Vamos ensinar eles a trabalhar as potencialidades da cidade em favor deles. E por fim iremos conscientizá-los sobre o uso racional dos recursos naturais, para que a fauna e a flora não seja depredada trazendo assim problemas futuros para as mesmas” explica. 
O projeto Nós Fazemos a Diferença na Rota das Emoções, financiado pela União Europeia, é coordenado pela CARE Brasil desde janeiro de 2012, e pretende contribuir para a redução da vulnerabilidade, fomentando o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da gestão pública e social dos 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão que compõem a Rota das Emoções. Entre as estratégias do projeto está a criação de um Observatório do Desenvolvimento Sustentável para subsidiar formuladores de políticas locais e organizações da sociedade civil com informações sobre questões sociais, ambientais, econômicas e governamentais da região. O Camocim Online faz parte do grupo de Comunicadores da Rota das Emoções. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:18h
Com informações do 180 Graus